Director: Lázaro Manhiça

Retalhos e Farrapos: Lagartos na cama (Hélio Nguane-Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

 

OS porcos no curral se lambuzam, saboreiam os alimentos, desfrutam a frescura que as asas das moscas proporcionam, mergulham na piscina, expiram os cigarros de Fidel, isolados na ilha central da sua imoralidade.

As ratazanas no subsolo traçam caminhos, tiram a areia limpa, apresentam-na à superfície, oferecem o anel, cortam o bolo, dançam ao compasso da esperança, mas um pé pisa a sua construção e tem de regressar ao sub-rés-do-chão, para encontrar outra areia para lobolar.

Os pássaros assobiam, desafinam canções de embaçar, sobrevoam os cantos da mata, percebem o caos a distância, mas continuam com a cantoria.

Os ratos do meu eu, dizem que também tenho direito, talvez já seja tempo de desistir de me abster, mas minhas vestes brancas temem o lodo e dizem Otto, até podes respirar mas não mergulhe nas águas do arquipélago. Tento assobiar, mas só tiro ar.

Pauso e percebo que não gosto de animais. Apago a luz, vou para cama, me deito e penso em nada. Escuto as moscasa sobrevoarem, não é melódica a sua canção. Acendo, mas percebo que eles são imunes a fumaça, respiram-na.

Depois de 30 minutos, percebo que o silêncio impera. Sonho no subsolo, a escavar a minha felicidade, a sentir a areia nova, os graus de prazer a serem ruídos pelos meus dentes frontais. Sinto arrepios, excita a atmosfera, é pleno o sentimento de quem tem as contas em dia.

Os arrepios aumentam, circulam e já incomodam. Acordo e percebo que existe um ser rastejante na cama, acendo a lanterna do celular e nada vejo. Aponto o meu corpo e percebo que ele está a escalar o meu braço direito. Penso em entrar em pânico, mas levanto, dou 10 passos, abro a porta e com suavidade deixo o animal seguir o seu rumo.

Volto para cama, sacudo as mantas e volto a dormir, na esperança de saborear os cigarros de Castro, sem insectos a perturbarem a plenitude dos meus dias. Desperto mais uma vez, não há lagartos, mas não sou imoral.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction