Director: Lázaro Manhiça

Sigarowane: Aconteceu o sopro (Djenguenyenye Ndlovu)

 

UMAchamada telefónica de aurora faz notar uma cascata de mensagens dizendo de uma notícia que, não surpreendendo, provoca um certo abalo porque um dobrar de esquina é sempre um dobrar de esquina. Não haverá outra vez para ver até dobrar outra esquina. Não poderá, quem dobrou a esquina,outro capítulo escrever.Dobrou a esquina e fica apenas a recordação e de tempos em tempos,sobretudo nas tertúlias, que ainda vão continuar, dir-se-á dele naquilo que alindava os momentos,produzia gargalhadas de fazerem fios de água salgada descerem dos olhos já vermelhos.

Mas ele já dobrou a esquina.

Dobrou a esquina passam meses. Visitá-lo, alino seu apartamento da Filipe Samuel Magaia nos últimos tempos,equivalia a um último adeus. Acontecia abrir os olhos,mas neles só se via a morte e não se tinha vontade de lá voltar outro dia.Repugnava o sentimento de que não mais se voltaria a viver dos bons momentos com que banhava de alegria os seus amigos, a não propriamente seus amigos,mas humanos seus iguais e merecedores da sua atenção na sua missão de servir.

Há os que preferiram ficar com a imagem dos dias de teu bom humor, e eram todos, e não subiram as escadas para o apartamento da Magaia.Esperavam pelos que subiam e sempre cantavam-te.

Choravam a paisagem que lhes tiraste naquele dia que anunciaste a ida ao hospital,para uma rotina,pensou-se. Mas, afinal para não mais regresso ao convívio, ao copo de que prescindiras dias antes. Não regressaste, mas o Dadá,amoroso sobrinho, ainda deixou usufruir da esplanada por mais uns dias. Depois teve que tudo parar. Foi o fim de uma época. O início de uma grande incerteza. A incerteza da tua imensa família espalhada pelos bairros circunvizinhos de Maputo. Aquela tua família que te deu tantos e que com amor e carinho cuidaste de alimentá-los, de ajudar a alimentar. A incerteza de suas vidas começou quando chamados a ordenados antes do final do mês. Foi um terramoto!

Não havia mais nada a fazer na Filipe Samuel Magaia. Em Cascais tinhas a maninha,tinhas o cunhado, embora já não desse para gozos,mas eles se sentiriam imensamente gratos por te terem sob os seus cuidados. E Dadá para lá te levou e lá não há o que te tenha faltado. Talvez a malta cá deste lado, a sua gritaria e alegria. Mas tujá não estavas cá, já não estavas entre humanos. Vivias o teu mundo na tua imparável marcha para um jardim,que se espera com frutas mais suculentas que as dos quintais daqui, que a dos supermercados daqui porque tuviveste para mereceres isso.

E então! E então é de Cascais que mensagens dizendo da tua morte inundam o telemóvel. Os telemóveis esta manhã de segunda-feira, de bom tempo,cá deste lado do amor, falando do sopro final.

MIGUEL MORREU.O da Associação Portuguesa de Moçambique. O da tasca da AP.

Morreu Miguel Rosseau, o hoquista de todos os tempos desses portugais todos.

“Pôrra”,é a reação de muitos. “Pois, finalmente Deus se compadeceu dele”,dizem outros. “Que pena não podermos acompanhá-lo”,ainda outros.

Na mesa do Luís, tudo uma velharia á espera da hora,olham-se uns aos outros. Nada podem fazer,nem mesmo para a representação dos amigos,os amigos da tasca. Não poderá a tua família, que tanto te amou que tanto a amaste, acompanhar-te àmorada final,aos teus jardins,onde não precisarás de comer maçã,essa fruta insípida. És tropical: muitas mangas, papaias… enfim.

E em homenagem ao teu passamento, a malta em sentido de velório, que já vai longo em razão da tua grandeza, estaráalino Luís a fazer muito do que gostavas e que a malta sabe. Sem amendoins,sem castanhas,sem tapas,sim senhor,mas cuidarmos da homenagem porque te amamos muito.

Bom, isto inclui aqueles que o seu ateísmo já vai longo, a prece é que a tua alma seja recebida pelo Senhor e a guarde no seu Reino, que certamente é melhor que este.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction