Director: Júlio Manjate

O Presidente da República, Filipe Jacinto Nyusi, recebeu mensagens de felicitação do seu homólogo da República da Bielorrússia, Alexander Lukashenko, e do Primeiro-Ministro da República da Índia, Narendra Modi, pela reeleição ao cargo, nas eleições gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019.

Na mensagem, o Presidente da Bielorrússia endereça felicitações ao Chefe do Estado moçambicano e à Frelimo, pela vitória expressiva no pleito eleitoral de Outubro passado, indica um comunicado de imprensa emitido pela Presidência da República.

Segundo o estadista bielorrusso, o suporte convincente de cidadãos moçambicanos indica o acerto da política de fortalecimento do Estado e de mobilização da sociedade para solucionar problemas sócio-económicos actuais.

“Espero que as relações de amizade e confiança entre Bielorrússia e Moçambique vão continuar a promover a utilização eficaz do potencial da cooperação bilateral em vários domínios”, lê-se na mensagem do Presidente da Bielorrússia.

Por seu turno, o Primeiro-Ministro da Índia refere na sua mensagem que em nome do Povo e do Governo da República da Índia e no seu próprio nome, de felicita o Presidente Nyusi pela vitória expressiva nas Eleições Presidenciais e, também, pela vitória do Partido Frelimo nas Eleições Legislativas e das Assembleias Provinciais.

“A Vossa reeleição constitui uma indicação clara da confiança do povo moçambicano na Vossa forte e visionária liderança. Estou certo de que o Povo muito beneficiará da Vossa dinâmica Presidência. Excelência, com muito carinho, recordo-me da Vossa visita a Índia, em 2015 e da minha visita ao vosso belo país, em 2016. Estas visitas criaram o ambiente para reforçarmos, ainda mais, as relações amistosas e mutuamente benéficas entre os nossos dois países. Anseio continuar a nossa estreita interacção no Vosso segundo mandato para o bem-estar dos nossos dois povos”, sustenta o Governante indiano, no documento emitido pela Presidencia da República.

 

 

Comments

Os investidores estão a reagir positivamente ao pacote de projectos apresentado pelo Governo moçambicano ao II Fórum de Investimentos em África, evento de três dias que hoje termina na cidade sul-africana de Joanesburgo. A título de exemplo, vários financiadores manifestaram interesse em investir 1,3 mil milhão de dólares na participação accionista da Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH), no consórcio de gás natural liquefeito na bacia do Rovuma. LEIA MAIS

Comments

 

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebeu mensagem de felicitações do Governo do Japão, pela reeleição ao cargo, nas eleições Gerais e das Assembleias Provinciais de 15 de Outubro de 2019.

Na mensagem que o Notícias Online teve acesso através de um comunicado de imprensa, o Governo nipónico refere que acolhe com agrado que os resultados das eleições Gerais na República de Moçambique e que o processo realizou-se de forma pacífica.

A nota aponta que “o Governo do Japão espera que sob a forte liderança do Presidente Nyusi, o Governo da República de Moçambique continue a promover a boa governação para fomentar o desenvolvimento económico e social através da consolidação do processo democrático e estabilizar ainda mais a situação de segurança, sobretudo na zona norte do país”, lê-se na mensagem do Governo japonês.

A mensagem salienta ainda que o Japão está empenhado ao reforço das relações de amizade e cooperação com a República de Moçambique, com base nas excelentes relações de confiança que foram estabelecidas através da cooperação público-privada, em áreas como mineração, energia e infra-estruturas, lê-se no documento.

Comments

O Presidente da República, Filipe Nyusi, endereçou uma mensagem de condolências ao seu homólogo do Mali, Ibrahim Abobocar Keita, pela morte de cerca de 50 soldados malianos, vítimas de actos terroristas perpetrados pelo grupo jihadista, Estado Islâmico.

Na mensagem, o Chefe do Estado moçambicano refere que estas acções impelem-nos a juntarmo-nos numa missão conjunta e coordenada para erradicar não apenas as manifestações, mas também, as raízes e os mandantes morais e materiais destes crimes hediondos que tendem a alastrar-se em África e no mundo, gerando um clima de instabilidade, ingovernabilidade e insegurança.

Segundo o Presidente Nyusi, os crimes atentam contra os sonhos de progresso e bem-estar.

“Permita-me, pois, endereçar, em nome do povo, do Governo da República de Moçambique e no meu próprio, as nossas mais as sentidas condolências ao povo e Governo do Mali e, de forma particular, as famílias dos soldados perecidos”, lê-se na mensagem do Presidente Nyusi.

Comments

O Ministro da Defesa Nacional, Salvador M’tumuke, participa, terça e quarta-feira, em Dar-es-Salaam, Tanzania, na reunião da Dupla Troika da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).

M’tumuke lidera uma delegação que inclui o chefe do Estado Maior General das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM), o General Lázaro Menete, entre outros quadros superiores do sector da defesa.
Segundo um comunicado de imprensa do Ministério da Defesa Nacional, o encontro vai juntar representantes de países da região, para apreciar o relatório da reunião extraordinária do Comité Permanente de Informações de Defesa, ocorrido a 28 e 29 de Outubro último no Zimbabwe.
O evento ocorreu no contexto do mandato da Força de Intervenção da SADC na República Democrática do Congo.
Moçambique integra o Órgão de Defesa e Segurança, juntamente com a Tanzania e a África do Sul.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction