PHC

Director: Lázaro Manhiça

O PRESIDENTE Filipe Nyusi faz hoje (24) uma comunicação à nação, no âmbito da situação de calamidade pública que vigora no país para prevenção da Covid-19, anunciou em comunicado.

A intervenção, marcada para as 19:00 deverá actualizar as restrições em vigor.

O Chefe do Estado moçambicano falou em 26 de Maio para aliviar medidas. Anunciou a reabertura das praias e do ensino pré-escolar e reduziu o horário do recolher obrigatório nocturno que vigora nalguns pontos do país.

Maio foi o mês com o número mais baixo de casos e de mortes por Covid-19 em Moçambique desde o pico de 274 óbitos e mais de 20.000 infecções em Fevereiro.

No entanto, as autoridades de saúde têm alertado para a iminência de uma terceira vaga já detectada na vizinha África do Sul.

O número de infecções tem vindo a crescer nas últimas semanas e o de mortes, em Junho corrente, subiu para 23 na quarta-feira (23), um aumento de 35,3% em relação a igual período de Maio.

O número já é superior ao total de óbitos (22) registados no mês passado.

Moçambique tem um total acumulado de 857 mortes e 73.211 casos de Covid-19, dos quais 96% recuperados da doença e 88 internados.

Comments

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, profere hoje pelas 19:00horas, no Gabinete da Presidência da República, uma Comunicação à Nação no âmbito da Situação de Calamidade Pública.

A Comunicação do Chefe do Estado moçambicano é feita no contexto da situação actual da Covid-19 no país, segundo um comunicado a que o Noticias Online, teve hoje acesso.

Comments

A Ilha do Ibo celebra hoje a sua elevaçao a categoria de Vila. Ibo foi a primeira capital da província de Cabo Delgado e teve a primeira alfandega instalada naquela ilha.

Comments
O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, profere hoje aa 19.00 horas uma comunicação à Nàção, na Presidência da República, no âmbito da situação de calamidade pública. De acordo com um comunicado de imprensa emitido distribuído à imprensa, a comunicação do Chefe do Estado moçambicano é feita no contexto actual da covid-19. Comments

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, defendeu hoje (23) que a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) deve ser o parceiro principal de Moçambique no combate ao terrorismo em Cabo Delgado, reiterando que a insurgência armada é uma ameaça regional.

"Nós estamos certos de que teremos a SADC como interveniente activo e principal nesta luta", declarou Nyusi, falando durante a abertura da cimeira extraordinária da organização, que decorre na cidade de Maputo.

Para o chefe de Estado moçambicano, que é também Presidente em exercício da SADC, os países-membros da organização regional têm a responsabilidade de defender a sua soberania, garantindo condições para um projecto de desenvolvimento comum.

"Não descansaremos enquanto não encontrarmos a vitoria final: que é a paz e o progresso em cada canto da nossa região".

Filipe Nyusi frisou que o terrorismo é uma ameaça global, um problema que exige uma intervenção conjunta e baseada em outras experiências.

"A nossa análise deve ter em conta algumas células terroristas espalhadas na região, cientes de que garantir o sucesso neste combate contra este flagelo é salvaguardar os nossos valores culturais e socioeconómicos", referiu.

O tema central da cimeira é a resposta e o apoio regional no combate ao "terrorismo", embora também esteja prevista a avaliação dos resultados alcançados na prossecução do lema "SADC: 40 Anos Construindo Paz e Segurança e Promovendo Resiliência Face aos Desafios Globais".

Além de chefes de Estado e quadros dos governos da região, o evento conta com a presença do Presidente da República Democrática do Congo(RDCongo), Félix Tshisekedi, que é também presidente em exercício da União Africana.

Integram a SADC 16 Estados: Moçambique, Angola, África do Sul, Botswana, Zimbabwe, eSwatini, RDCongo, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias Namíbia, Seychelles, Tanzânia, Zâmbia e Comores.-(LUSA)

 

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction