Director: Lázaro Manhiça

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, nomeou através de Despacho Presidencial, César Francisco de Gouveia Júnior, para o cargo de embaixador extraordinário e plenipotenciário da República de Moçambique junto da República Helénica (Grécia).

De acordo com o comunicado que o “Notícias” teve acesso, César Gouveia Júnior assume as novas funções com residência em Roma, onde actualmente desempenha a mesma função junto da República Italiana.

Comments

NOVOS militares das Forças de Defesa e Segurança devem estar aptos para defender o país, contra os inimigos da pátria que não querem ver o desenvolvimento de Moçambique, nas províncias de Sofala e Manica e em alguns distritos do norte de Cabo Delgado.

Trata-se de grupos que protagonizam ataques armados no centro do país e no teatro operacional, segundo anunciou, sexta-feira (05), o Ministro da Defesa Nacional, Jaime Neto, no Centro de Instrução Polígono de Anchilo.

O titular da pasta da defesa, falava no acto do juramento da bandeira, de um grupo de cadetes, que durante três meses treinaram para integrar o lote dos oficiais superiores do quadro permanente das FDS, para a definição de estratégias mais eficazes para contrapor cabalmente as acções inimigas.

Por seu turno, o Comandante da Academia Militar Marechal Samora Machel, Major-General, Cristóvão Chume, referiu que o conjunto de mudanças que actualmente se verificam no processo de formação naquela instituição militar, procura as exigências das FDS, face aos cenários militares que se registam no país.

Os jovens que juraram a bandeira naquele acto, estão especializados, em infantaria, reconhecimento das tropas, blindados, artilharia terrestre e aérea, pilotos aviadores, fuzileiros navais, engenharias de radares, militar, electrónica, mecânica, naval, comunicações, administração militar, nas especialidades de logística e gestão de pessoal.

Antes de dirigir a cerimónia do juramento de bandeira deste grupo de oficiais, ministro Jaime Neto, assistiu no Centro de Instrução do Polígono em Anchilo, a demonstrações na pista de obstáculos, com cenário de “busca”, transposição, artes marciais e estocada, tendo posteriormente, se deslocado a carreira de tiro, assim como na parada de encerramento da prova de aptidão militar.

LNORBERTO 

Comments

O LÍDER da Renamo, Ossufo Momade, convida a todos os membros da auto-proclamada Junta Militar, nas matas, para aderirem ao  processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), seguindo, assim, o exemplo de André Matsangaissa Júnior e de outros influentes da dissidência armada, contribuindo para o alcance da paz definitiva no país.

Momade formulou o convite esta semana, em Maputo, depois de receber em  audiência André Matsangaissa júnior, que acaba de resignar à Junta Militar da Renamo para abraçar o DDR. Na ocasião, Ossufo Momade felicitou-o pela iniciativa, convidando-o, de seguida, para se juntar à nobre missão de pacificar o país.

Matsangaissa Júnior apresentou-se ao líder da Renamo acompanhado por quatro membros da sua família e pelo enviado especial do secretário-geral das Nações Unidas para Moçambiquee presidente do grupo de contacto, Mirko Manzoni.

LEIA MAIS...

Comments

O PRIMEIRO-MINISTRO, Carlos Agostinho do Rosário, procede hoje ao lançamento do Plano Nacional de Vacinação contra a Covid-19.

O mesmo tem como principal objectivo fornecer directrizes para a implementação priorizada da vacinação contra a Covid-19 de forma segura e eficaz, assegurando a equidade e qualidade na oferta da vacinação.

A introdução da vacina representa uma prioridade nacional para aliviar o impacto negativo a nível do sistema sanitário e socioeconómico da pandemia.

A vacinação constitui uma medida complementar para a prevenção da doença, pois confere uma protecção parcial pelo que deverão ser mantidas as medidas de prevenção não farmacológicas como o uso de máscaras, a lavagem das mãos, a desinfecção e o distanciamento físico.

Comments

O PRESIDENTE da República, Filipe Nyusi, acaba de autorizar a retoma das aulas presenciais em todos os subsistemas de ensino, que estavam suspensas desde 4 de Fevereiro, devido à tomada de medidas de contenção da propagação do novo coronavírus.

Na comunicação à nação proferida esta noite, Nyusi autorizou, igualmente a retoma de treinos das equipas do Moçambola, introduziu a obrigatóriedade de testagem semanal das equipas e observação de isolamento domiciliário para casos positivos.

Ainda no desporto, continuam suspensos os campeonatos e alerta aos cidadãos sobre a possibilidade de reversão caso haver subida de casos.

O Chefe do Eatado mantém a obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares públicos e a aplicação de todos cidadãos na recepção das iniciativas preventivas.

Nyusi manteve outras disposições emanadas no decreto presidencial de 2 de 4 de Fevereiro e congratulo aos profissionais da saúde pelo empenho no combate à pandemia..

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction