Director: Lázaro Manhiça

O LÍDER da Renamo, Afonso Dhlakama, que se encontra em “parte incerta” desde 21 de Outubro do ano passado na sequência da tomada da sua base em Sandjundjira pelas Forças de Defesa e Segurança, era dado ontem como estando gravemente doente.

Informações em nosso poder indicavam que ao princípio da tarde de ontem o líder da Renamo se encontrava separado apenas por alguns metros da posição das Forças de Intervenção Rápida, que dista 30 quilómetros da vila de Gorongosa.

Na altura o líder da Renamo, 61 anos, clamava por um eventual socorro devido a sua acentuada degradação de saúde. Com efeito, as nossas fontes afirmaram a pés juntos que Dhlakama estava visivelmente debilitado e com sinais de inchaço nos pés.

Falava-se de “boca cheia” em qualquer esquina de Gorongosa que o dirigente da Renamo pode estar a padecer de uma diabete crónica, descrita como estando a atingir nos últimos dias níveis bastantes preocupantes.

Circulavam também rumores de demarches em curso no sentido de que Dhlakama ser imediatamente evacuado para alguma clínica sul-africana para tratamentos médicos.

Fontes seguras disseram ao “Notícias” que a aparente cessação de ataques aos alvos civis que nos últimos tempos se verifica no troço Muxúnguè/Save pode estar relacionada com a saúde de Dhlakama.

Na comitiva do governador de Sofala, Félix Paulo, que desde ontem efectua uma visita de trabalho ao distrito de Gorongosa, quase que toda gente comentava o assunto.

No comício que o governante realizou ainda ontem nos arredores da vila de Gorongosa a população reafirmou a necessidade da manutenção de paz e o rápido abandono de Dhlakama das matas de Gorongosa.

HORÁCIO JOÃO

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction