Director: Júlio Manjate

O EMBAIXADOR dos Estados Unidos da América em Maputo, Douglas Griffts, encontrou-se na terça-feira com o líder da Renamo, Afonso Dhlakama, e com o presidente do Movimento Democrático de Moçambique (MDM), Daviz Simango, noticiou ontem a Rádio Moçambique.

De acordo com a emissora, no encontro o diplomata norte-americano aconselhou os dois líderes políticos a não aceitarem os resultados eleitorais a serem divulgados hoje pela Comissão Nacional de Eleições (CNE)”.

A Rádio Moçambique (RM) referiu ainda que o embaixador dos Estados Unidos da América em Maputo aconselhou ainda Afonso Dhlakama e Daviz Simango “a desencadearem acções visando desacreditar” o Governo de Moçambique.

O analista político e comentarista da Rádio Moçambique Gustavo Mavie considera estranho o encontro entre o embaixador norte-americano e os líderes da Renamo e do MDM.

Falando ontem no programa radiofónico “Café da Manhã”, Gustavo Mavie disse duvidar que o diplomata norte-americano tenha convidado os líderes dos dois partidos para aconselhá-los a aceitarem os resultados das eleições de 15 de Outubro.

AMEAÇAS A JORNALISTAS

 

Entretanto, na sequência do “Café da Manhã” de ontem, o jornalista da Rádio Moçambique Emílio Manhique e o comentarista Gustavo Mavie receberam ontem ameaças de morte anónimas enviadas através do serviço de mensagens de telefonia móvel (SMS). 
Uma das mensagens, citada palavra por palavra pela AIM, enviada a Manhique, refere que “Manhique você é um jornalista muinto perigoso pela a paz. Cuidado você merece raptar”. 
A mesma mensagem acusa Manhique de ter ignorado mensagens anteriores que foram enviadas para a Rádio Moçambique. 
De acordo com a AIM, as ameaças explícitas de morte aparecem na segunda mensagem, que demonstram claramente que o apoio de Manhique à Frelimo acabou por enfurecer a pessoa que enviou a mensagem anónima. “Emílio Manhique essa Frelimo que você defende dentes e garras está quase lhe custar cara. Com uma bala na nunca”, adverte a mensagem. “Encluzive o seu comentarista Masvie”. Apesar do erro ortográfico, o texto refere-se obviamente a Mavie, que é um dos convidados assíduos no programa “Café da Manhã”, segundo a AIM.
“Cuidado com as suas palavras sujas”, refere ainda a mensagem. “Verá o que vai acontecer si você amanhã divulgar das escandalosos eleiçoens” (hoje a Comissão Nacional de Eleições anuncia os resultados das eleições gerais de 15 de Outubro último).
Segundo a Agência de Informação de Moçambique (AIM), a Polícia já está a investigar estas ameaças.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction