Director: Lazaro Manhiça

HOMENS armados da Renamo, em número não quantificado, invadiram a sede da localidade de Samoa, em Tete, destruíram o edifício da sede e mataram o respectivo chefe.

O governador de Tete, Paulo Auade, intervindo ontem na abertura da III Sessão Ordinária da Assembleia Provincial, confirmou a morte do chefe da localidade de Samoa, tendo lamentado o sucedido, segundo noticiou a Rádio Moçambique.

Enquanto isso, em contacto telefónico, a administradora de Moatize, Maria José Torcida, confirmou também a morte do chefe da secretaria, através de asfixiamento no incêndio à sua residência.

Neste momento, segundo Maria Torcida, as autoridades administrativas e um contingente da Polícia da República de Moçambique estão na localidade de Samoa, na perspectiva de repor a ordem e tranquilidade.

Por outro lado, cidadãos do posto administrativo de Mongue, no distrito fronteiriço de Milange, na Zambézia, encorajam o Governo a prosseguir com os esforços para o diálogo com a Renamo com vista ao restabelecimento da paz em Moçambique.

Os cidadãos entrevistados pela Rádio Moçambique condenaram os ataques protagonizados pelos homens armados da Renamo em algumas localidades do centro do país, encorajando o Governo a não desistir da via do diálogo.

A população falava terça-feira num comício orientado pelo primeiro-secretário do Partido Frelimo na Zambézia na sede do posto administrativo de Mongue.

Paulino Lenço explicou na ocasião os esforços que têm sido desenvolvidos pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, através de sucessivos convites ao líder da Renamo, para o diálogo.

Mongue situa-se numa região montanhosa, junto à fronteira com a República do Malawi, e ainda apresenta marcas da guerra de desestabilização, que durou cerca de 16 anos.
A pouco e pouco vão sendo reerguidas, neste posto administrativo, infra-estruturas sociais e da Administração Pública, que tinham sido destruídas pela guerra.
A economia local é caracterizada sobretudo por uma interdependência com o Malawi, sendo comum a utilização do kwacha, a moeda malawiana, nas transacções comerciais.

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction