Director: Júlio Manjate

HOMENS armados, que se supõem sejam da Renamo, mataram há dias duas pessoas em igual número de ataques registados nos distritos de Mossurize e Báruè, na província de Manica.

Uma das vítimas é José Fernando Nguiraze, primeiro-secretário da Frelimo na localidade de Muchenedzi, posto administrativo de Dacata, distrito de Mossurize, morto em sua própria casa, cerca das duas horas da madrugada, por um grupo de quatro homens, um dos quais portador de uma arma de fogo do tipo AK45.

De acordo com a Polícia da República de Moçambique em Manica, um dos atacantes disparou  vários tiros na cabeça do malogrado, ante o olhar impotente da esposa e filhos. Após este acto o grupo abandonou o local, proferindo palavras ultrajantes.

O segundo incidente registou-se por volta das 10.00 horas do mesmo dia, no povoado de Nhamigozo, posto administrativo de Nhampassa, distrito de Báruè, em que três homens, dois dos quais armados com AKM e um com catana, interpelaram uma viatura de transporte de passageiros de marca Toyota Townace, que circulava no sentido cruzamento de Macossa/Catandica, na Estrada Nacional Número Sete.

Uma vez imobilizada a viatura, segundo explicou fonte policial, os atacantes, que ao que tudo indica, estavam na posse de informação sobre a presença da vítima no veículo, aproximaram-se e retiraram o homem, por sinal primeiro-secretário do Partido Frelimo em Nhampassa, e balearam-no mortalmente.

Consumado o acto, os homens armados da Renamo apoderaram-se de dois telemóveis da vítima e mandaram seguir a viatura com os restantes passageiros. O corpo da vítima viria a ser  transportado para a morgue do Centro de Saúde do Cruzamento de Macossa.

O chefe das Relações Públicas no Comando Provincial da PRM em Manica, Leonardo Colher, diz não ter dúvidas de que os atacantes são homens armados da Renamo, a quem acusa de persistirem em incursões contra alvos civis e militares.

Sobre este cenário, Colher afirmou que tanto nos locais dos ataques como noutros pontos da província as Forcas de Defesa e Segurança estão a fazer diligências no sentido de neutralizar os autores do crime e repor a ordem, segurança e tranquilidade públicas.

Nos últimos dias a Renamo tem vindo a recrudescer a onda de ataques a alvos civis e militares na N7, no distrito de Báruè, província de Manica.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction