Director: Júlio Manjate

O PARTIDO Frelimo considera que o grande vencedor das eleições autárquicas, realizadas a 20 de Novembro passado é o povo que, com o seu voto, demonstrou claramente que é pela consolidação da unidade nacional, preservação da paz e construção do Estado de Direito Democrático no país.

Numa avaliação preliminar do processo, o secretário do Comité Central da Frelimo para a Mobilização e Propaganda e porta-voz da organização, Damião José, disse ontem, em conferência de Imprensa, em Maputo, que as eleições decorreram dentro da normalidade e de uma forma ordeira, justa e transparente.

Damião José acrescentou que os resultados preliminares até aqui divulgados pelos órgãos eleitorais levam a acreditar que a Frelimo e os seus candidatos serão dignos vencedores, na maioria dos 53 municípios.

“Esta retumbante e convincente vitória é fruto da correcta direcção do Presidente Armando Guebuza e do trabalho árduo que tem sido desenvolvido pelos membros e simpatizantes do partido e pelo povo moçambicano em geral”, salientou.

Damião José afirmou ainda que segundo os dados ao dispor até ao momento a Frelimo não logrou sucessos nos municípios da Beira e Quelimane e felicitou, por isso, o engenheiro Daviz Simango e ao Dr. Manuel de Araújo pela vitória obtida nestes municípios, respectivamente.

Todavia, o porta-voz da organização lamentou e condenou veementemente a postura violenta de provocação, de vandalização do material de propaganda, de violência, de desobediência às autoridades e à lei, de instrumentalização e incitamento à desordem, de desafio às Forças de Defesa e Segurança assumida pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), no decurso da campanha eleitoral, do processo de votação e anúncio dos resultados preliminares.

Disse que a Frelimo é pela consolidação da unidade nacional, preservação da paz, construção do Estado de Direito Democrático e é ainda pelo diálogo, civismo e respeito do diferente.

“Exortamos pois, a todo o povo moçambicano para que aguarde serenamente pela proclamação e validação dos resultados definitivos das quartas eleições autárquicas”, apelou.

Damião José saudou, num outro desenvolvimento, a todos os membros e simpatizantes da Frelimo e ao povo moçambicano pelo elevado sentido patriótico demonstrado ao longo de todo o processo eleitoral, nomeadamente a afluência às mesas das assembleias de voto e também pelo voto de confiança depositado, mais uma vez, ao partido Frelimo e seus candidatos.

Saudou igualmente ao Governo, aos órgãos eleitorais, as Forças de Defesa e Segurança que estiveram à altura das suas responsabilidades quer na preparação, organização e realização das eleições garantindo a ordem, segurança e tranquilidade públicas, facto que permitiu que as eleições decorressem num ambiente ordeiro, transparente e de festa.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction