A Renamo vai apresentar uma queixa-crime à Procuradoria-Geral da República contra membros de toda a administração eleitoral, que, supostamente, manipularam os dados do recenseamento eleitoral na província meridional de Gaza, que decorreu de 15 de Abril até 31 de Maio último, rumo às eleições gerais de 15 de Outubro próximo no país.
Segundo a AIM, a reacção da Renamo surge um dia depois de os juízes do Conselho Constitucional terem chumbado o recurso do maior partido da oposição por incumprimento de prazos na apresentação de reclamações ou recursos nos órgãos de administração eleitoral.
Através de um recurso, que deu entrada no Conselho Constitucional em meados de Maio, a Renamo contestava os resultados do recenseamento eleitoral em Gaza e o consequente número de mandatos que esta província ganha para a próxima legislatura.

Dados oficializados divulgados a 24 de Junho último pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) indicam que aquela província alcançou mais de 100 por cento dos eleitores previstos, ao registar 1.166.011 pessoas.
Em termos de distribuição dos mandatos a nível da Assembleia da República (AR), os mapas indicam que Gaza ganha oito mandatos (em 2014 tinha 14 mandatos e este ano passa a ter 22).
No recurso, a Renamo recorreu aos resultados do Recenseamento Geral da População para sustentar que os resultados do censo eleitoral estão viciados e exigia, por isso, que fossem declarados nulos.
O censo realizado de 1 a 15 de Agosto de 2017 em todo o país pelo Instituto Nacional de Estatística aponta Gaza como tendo uma população de 1.422.460 pessoas.
Através do seu mandatário, Venâncio Mondlane, este partido reagiu esta quarta-feira ao acórdão, afirmando que o documento “está cheio de formalismos e que não foi a fundo da questão apresentada”. 
Mondlane classifica a decisão do Conselho Constitucioonal de “atropelo à ciência jurídica e retrocesso democrático”. Os resultados foram registados pelo STAE e ratificados pela CNE e a Renamo vai submeter uma queixa-crime à Procuradoria-Geral da República contra membros de toda a administração eleitoral, alegadamente, por manipulação de dados do recenseamento eleitoral em Gaza.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction