Director: Lázaro Manhiça

O MINISTRO do Interior disse ontem que os grupos que protagonizam ataques armados no norte do país usam uniforme do exército moçambicano e recorrem a "drones"  para o reconhecimento dos seus alvos, mas estão a “perder terreno”.

“Os terroristas envergam uniforme das Forças Armadas de Defesa de Moçambique e usam 'drones' para o reconhecimento”, afirmou Amade Miquidade.

Miquidade descreveu a actuação dos grupos armados que realizam incursões na província de Cabo Delgado, quando respondia no Parlamento às perguntas dos deputados da Assembleia da República (AR) sobre estratégias para o fim da violência naquela província.

Nas suas acções, prosseguiu, os grupos usam a população civil como “escudos humanos”.

Amade Miquidade avançou que os grupos adoptam tácticas de guerrilha, organizando-se em pequenas formações para protagonizar ataques a alvos das populações e das Forças de Defesa e Segurança (FDS).

"Ainda como modus operandi aliciam algumas lideranças locais e religiosas, usam locais de culto para concentração e perpetração de ataques e inserem-se na comunidade constituindo famílias que lhes dão guarida social, sob coação", acrescentou.

Amade Miquidade assegurou que as FDS estão a ganhar terreno na luta contra os grupos armados em Cabo Delgado, colocando-os em fuga para zonas mais distantes das comunidades.

“O inimigo está em fuga, em permanente movimento, em busca de refúgios seguros, mas nós estamos no seu encalço, principalmente em zonas remotas dos distritos de Quissanga e Mocímboa da Praia”, sublinhou Amade Miquidade.

As FDS, prosseguiu, apostam no corte das linhas de abastecimento logístico e militar dos grupos armados, para impedir o fornecimento de armas, alimentos, transporte e comunicações.

Por outro lado, o Governo está empenhado em barrar o recrutamento de jovens pelos referidos grupos, assegurou o ministro do Interior.

Miquidade frisou que a violência no norte do país tem impacto na África Austral, sendo por isso que o órgão de política, defesa e segurança da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC) manifestou este mês solidariedade com o direito de defesa de Moçambique das acções de grupos armados.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction