A ESPOSA do Presidente da República, Isaura Nyusi, dirige hoje, na cidade de Maputo, o encontro de empoderamento de Mulheres Líderes na Nutrição, que visa partilhar experiências de sucesso no que respeita à igualdade de género e nutrição. O encontro contará com a presença da Ministra do Género, Criança e Acção Social, Nyeleti Mondlane, a Princesa Sarah Zeid, da Jordânia, bem como a Secretária de Estado da cidade de Maputo, Sheila Afonso.
Produção pesqueira domina agenda da reunião do “Mar”
O AUMENTO da produção e produtividade pesqueira, tanto na pesca tradicional, como na aquacultura, estará no centro das discussões no decorrer do VI Conselho Coordenador do Ministério do Mar, Águas Interiores e Pescas, a ter lugar hoje e amanhã, em Maputo. A ser orientado pela responsável do pelouro, Augusta Maíta, o encontro abordará também questões relativas à economia azul, fiscalização, lixo marinho e problemática do mangal, assim como o ordenamento do espaço marítimo nacional, no contexto da Política e Estratégia do Mar.
ICM aposta em parcerias para comercialização agrícola
O INSTITUTO de Cereais de Moçambique (ICM) está a apostar em parceria público-privada, com vista à dinamização da produção e comercialização de excedentes agrícolas. Para o efeito, o ICM, a Câmara de Comércio e a GAPI assinaram memorandos de parceria, através dos quais será garantida a gestão de infra-estruturas de aprovisionamento de cereais nos armazéns e silos da cidade de Xai-Xai, em Gaza. Enquanto isso, a GAPI vai disponibilizar uma linha de investimento para a comercialização de produtos agrícolas estimado em 182 milhões de meticais, para os próximos cinco anos, às 95 mil famílias que desenvolvem actividade agrícola, no Baixo Limpopo.
Plano de contingência custa cerca de 170 milhões de meticais
A PROVÍNCIA de Nampula necessita de mais de cento e setenta milhões de meticais para a operacionalização do plano de contingência referente à época chuvosa 2020/21. O valor foi actualizado há dias e destina-se a cobrir as actividades essenciais durante a época chuvosa, nomeadamente acções de monitoria de fenómenos naturais adversos, emissão de avisos prévios, pré-posicionamento de recursos e operações de buscas e salvamento. O Delegado do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) em Nampula, Alberto Armando, referiu que o montante será concedido também a sectores do nível provincial e distrital. Os fenómenos naturais poderão afectar cerca de 254 mil pessoas.