Director: Júlio Manjate

Pub

Politica

A Assembleia da República acaba de aprovar em definitivo a resolução atinente ao Programa Quinquenal do Governo para o período de 2020 a 2024. A ...

Sexta, 03 Abril 2020
Leia +

Nacional

O NÚMERO de infectados pela Covid-19 no país mantém-se em 10 pelo quarto dia consecutivo, segundo anunciou hoje, em Maputo, a directora nacional de Saúde Pública, ...

Domingo, 05 Abril 2020
Leia +

Desporto

OS trabalhadores do Maxaquene já vão no décimo sexto mês sem receberem os seus ordenados. Na nossa breve visita às instalações do ...

Sexta, 03 Abril 2020
Leia +

Maputo

AS obras de construção de bancas para albergar vendedores informais da baixa, iniciaram, recentemente, no Centro Transmissor de Laulane, situado no bairro com mesmo nome, na cidade de ...

Domingo, 05 Abril 2020
Leia +

Economia

Os pequenos importadores de produtos da primeira necessidade, que operam a partir da África do Sul para Moçambique, vão ter uma nova credencial para o exercício da ...

Quinta, 02 Abril 2020
Leia +

Tecnologias

Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, afirmam que a vacina contra a SARS-CoV-2, administrada através de um adesivo do tamanho da ponta de um ...

Sexta, 03 Abril 2020
Leia +

A VILA autárquica de Mueda, extremo norte de Cabo Delgado, conta com mais um estabelecimento bancário, que abriu suas portas ao público desde a passada quarta-feira.

Trata-se do banco Millenium bim que decidiu aproximar-se aos clientes que vivem no chamado “berço” da luta armada de libertação nacional que ainda se ressente da falta de instituições financeiras.

O balcão do Millenium bim de Mueda foi inaugurado pela Secretária Permanente do governo provincial de Cabo Delgado, Lina Portugal, em representação do governador Eliseu Machava, e do presidente do Conselho Executivo daquela entidade bancária, Manuel Marecos Duarte. Com abertura daquele banco eleva-se para três o número de estabelecimentos bancários na vila de Mueda.

Falando momentos após a inauguração do banco, o Presidente do Conselho Executivo do Millenium bim disse que a abertura do balcão de Mueda surge como resposta ao desafio lançado pelo governo provincial às instituições financeiras para se instalarem nos distritos de Cabo Delgado. De acordo com Manuel Duarte, a sua instituição acolheu a preocupação do executivo liderado por Eliseu Machava e foi para Mueda.

“O Millenium bim não hesitou e respondeu sim ao desafio lançado. Partilho, pois, com todos vós, a grande satisfação e enorme entusiasmo que sentimos de estarmos hoje, aqui, a inaugurar este balcão. Para o banco, trata-se de um projecto com um impacto socioeconómico profundo junto da população e do sector empresarial e a possibilidade, uma vez mais, de contribuir para o desenvolvimento da economia e do sector financeiro, em especial, na região norte do país”-afirmou Duarte.

Duarte fez saber que com abertura do banco, em Mueda, o Millenium bim passa a contar com uma rede de 158 balcões em todo o país e 10 na província de Cabo Delgado. “Ainda temos muito por fazer, queremos estar cada vez mais perto dos nossos clientes, abrindo mais balcões com serviços de ATMs, oferecendo cartões de débito, crédito e internet banking aos nossos clientes”, disse.

Enquanto isso, Manuel Gamito, administrador do Millenium bim, em representação do presidente do Conselho de Administração, afirmou que a riqueza de uma terra não se restringe aos seus recurso naturais, “ a população do distrito de Mueda e distritos vizinhos, poderá usufruir do que o Millenium bim tem para oferecer e, juntos, encontrarem oportunidades para o desenvolvimento desta região e, certamente, para o crescimento da província de Cabo Delgado”.

Lina Portugal, Secretária Permanente de Cabo Delgado, apelou aos gestores do Millenium bim para concederem aos clientes, em particular daquela região, créditos com taxas de juros apetecíveis. “Há necessidades de se desenharem linhas de financiamento com taxas de juro apetecíveis ao contexto em que este é instalado na zona rural”, referiu.

Aquela governante afirmou que ainda há necessidade das instituições bancárias se instalarem nos distritos que o governo definiu como sendo pólos de desenvolvimento. Portugal afirmou que foi com este objectivo que o governo criou condições de extensão da rede nacional de energia eléctrica e de comunicações em todos os distritos.

“A província ressente-se ainda da falta de serviços bancários em 10 distritos com potencial económico dos 17 que dispõe, em todos os distritos existem grandes produtores, agentes económicos com maior envolvimento na área comercial e um número satisfatório de pensionistas e funcionários públicos”-afirmou Lina Portugal.

Entretanto, o administrador distrital de Mueda, Xavier Vansela, garantiu aos gestores do Millenium bim que Mueda não vai desiludir, “Mueda é o distrito com maior número de pensionistas, tem potencialidades na agricultura, sobretudo na produção de castanha de caju, o comércio está em alta, como podem ver, por falta de instituições bancárias a população guardava o dinheiro nas almofadas”.

JONAS WAZIR

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction