Opinião

Politica

O PAÍS lembra hoje o Dia das Nacionalizações, data em que há 43 anos o primeiro Presidente de Moçambique independente, Samora Moisés Machel, decretou, ...

quarta, 24 julho 2019
Leia +

Nacional

VINTE e seis pessoas foram traficadas, no ano passado, em todo o país, facto que leva a Procuradoria-Geral da República (PGR) a manter o alerta sobre a necessidade de se redobrar a ...

quarta, 24 julho 2019
Leia +

Desporto

A SELECÇÃO Nacional de Futebol, os “Mambas”, trabalha desde a tarde de ontem (16.30h), no Estádio Nacional do Zimpeto, tendo em vista o jogo de domingo, em ...

quarta, 24 julho 2019
Leia +

Beira

A FALTA deespaço no mercado da Manga-Loforte, também conhecido como Mercado do Peixe ou Casa Banana, está a levar a que os vendedores exponham os seus produtos no chãoou ...

quarta, 24 julho 2019
Leia +
Pub
SN

Economia

MELHORAR o ambiente de negócios, simplificando os procedimentos, pode tornar Moçambique mais atractivo ao investimento e ocupar, por conseguinte, uma posição de ...

quarta, 24 julho 2019
Read more

Tecnologias

A SAÚDE oral está há demasiado tempo separada da política global de saúde e é preciso reforçar as regras para a indústria do ...

quarta, 24 julho 2019
Leia +

Conhecido como terra de banana, tangerina, milho e de mapira, enfim, de todo um conjunto de produtos que brotam do seu solo, onde a bênção da chuva é constante, é importante que o novo governo distrital de Macate mobilize e estimule todas as forças vivas da sociedade para o desenvolvimento de iniciativas agro-industriais para o processamento dos produtos excedentários dos camponeses.

Este apelo foi lançado esta segunda-feira pela governadora de Manica, Ana Comoane, no acto de transmissão de poderes para o administrador do novo distrito de Macate, Moguene Materisso Candieiro, facto que teve lugar na sede distrital de Macate considerado celeiro da província.

Para o distrito que começa do zero, uma vez que em termos de infra-estruturas públicas, privadas e para serviços e afins é o mais carenciado ao nível da província de Manica, Comoane disse ser um dos enormes desafios para o novo elenco distrital.

Devido ao facto, Ana Comoane considerou que Macate é um campo fértil de investimento público para dar corpo àquela que pretende vir a ser a nova face da vila-sede distrital actualmente desprovida de quase tudo, desde residência do administrador até a própria sede do governo distrital.

Neste momento, o novo governo distrital funciona em instalações inadequadas e obsoletas que alojavam a então chefia do posto e, ao mesmo tempo, serviam de escritórios daquela circunscrição. O apelo da governadora de Manica surge na necessidade de inverter este cenário que não dignifica a Função Pública. 

Com efeito, para além daquelas infra-estruturas, a governadora de Manica afirmou ser necessário o melhoramento das vias de acesso existentes e abertura de novas para permitir o escoamento da produção dos camponeses.

Lembrou que na sua actuação, o novo governo é chamado a privilegiar a participação das comunidades através dos fóruns apropriados, tais como os conselhos consultivos locais, os quais, segundo disse, assumem um papel preponderante na valorização das iniciativas das comunidades e na promoção de um ciclo de planificação mais justo, assente na vontade das populações.

HOMEM RECURSO MAIS PRECIOSO

Na ocasião, a governadora de Manica, considerou o Homem como o recurso mais precioso com o qual os gestores da administração pública devem contar se pretendem que a sua governação seja exitosa e frutuosa.

Para Comoane, sendo o Homem o recurso mais precioso na governação e em qualquer actividade, é imperioso que se mantenha motivação neste recurso, com vista a tirar melhor proveito das suas capacidades no trabalho quotidiano.

O novo distrito de Macate era um dos seis postos administrativos do distrito de Gondola, que ascendeu à categoria de distrito, colocando à sua alçada os postos administrativos de Zembe e o próprio Macate. 

Com efeito, Comoane frisou que ser presidente do município e ser administrador distrital são tarefas diferentes, pois, no primeiro caso, o cargo resulta do voto popular e, por isso, a sua autonomia na gestão é maior na área circunscrita e restrita, enquanto o poder do administrador emana de nomeação por órgão superior.

Explicou que, enquanto o Presidente do Conselho Municipal funda as suas acções no seu manifesto eleitoral, o administrador cinge as suas actividades no quadro das competências que lhe são conferidas pela Lei dos Órgãos Locais do Estado, já com olhos postos ao manifesto eleitoral do Presidente da República.

Defendeu que a chave da vitória no cumprimento da sua missão reside na capacidade de organizar as populações para o cumprimento das tarefas de construção do novo distrito e na devida coordenação da sua equipa de colaboradores para o desempenho frutuoso das suas tarefas.

“A nossa expectativa colectiva é enorme, continuamos confiantes de que este novo distrito que hoje inauguramos tem um timoneiro capaz de levar a bom porto o nosso sonho colectivo de vencer a pobreza, criando em seu lugar a riqueza, símbolo do desenvolvimento e progresso” disse a governadora.

VICTOR MACHIRICA

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction