Director: Júlio Manjate

hostgator domain coupon
Pub

Politica

O Presidente da República, Filipe Nyusi, recebe amanhã (27), no Gabinete da Presidência da República, cartas credenciais do Embaixador do Japão, Hajime ...

Terça, 26 Maio 2020
Leia +

Nacional

As autoridades sanitárias anunciaram, há momentos, ter localizado no distrito de Changara, província de Tete, a criança diagnosticada positivo para a Covid-19 na cidade da ...

Terça, 26 Maio 2020
Leia +

Beira

A MINISTRAdo Mar, Águas Interiores e Pescas, Augusta Maita, recomendou ontem,aos pescadores artesanais do Centro de Pesca da Praia Nova,na cidade da Beira, para identificarem formas ...

Sexta, 22 Maio 2020
Leia +

Maputo

Dois indivíduos encontram-se desde, a manhã de hoje, sob custódia policial na 13.ª Esquadra, localizada no Bairro da Costa do Sol, na cidade de Maputo, indiciados de ...

Terça, 26 Maio 2020
Leia +

Economia

A PROCURADORIA-GERAL da República (PGR), Beatriz Buchili, afirma que prevalecem os casos de envolvimento de funcionários e agentes do Estado que no exercício das suas ...

Terça, 26 Maio 2020
Leia +

Tecnologias

O Ministério da Terra e Ambiente (MTA) apela aos concidadãos para que façam uma gestão segura dos resíduos sólidos e perigosos como máscaras, luvas, ...

Segunda, 25 Maio 2020
Leia +

Cerca de cinco mil pessoas residentes nos bairros Nhaguiviga, Mahanja e Tingatinga, no município da cidade da Maxixe, passarão a ter água potável mais perto, com o fim da execução de três pequenos sistemas de abastecimento do precioso líquido naquelas zonas residenciais.

O facto foi anunciado última quinta-feira pela Vereadora de Água, Energia e Saneamento do Meio no município da cidade da Maxixe, Telma Chamo, no acto da entrega de um pequeno sistema em Muchire, no bairro de Nhaguiviga.

Telma Chamo disse que o projecto da construção do sistema de abastecimento de água de Muchire, contempla outros dois sistemas nos bairros Mahangaja e Tingatinga cujas obras poderão terminar ainda este ano. A edificação dos três sistemas custou à edilidade, três milhões de meticais e poderão fornecer o precioso líquido a pouco mais de cinco mil consumidores.

A vereadora explicou também que o município está a reunir recursos financeiros necessários para a retomada das obras de construção de dois sistemas abandonados pelos empreiteiros, no ano passado, nos bairros Nhabanda e Beula, de modo a que todas as zonas residenciais da cidade tenham, cada uma, o seu sistema e evitar que as populações continuem a percorrer longas distâncias para ter água.

Telma Chama acrescentou que no que diz respeito à água urbana, o município da Maxixe está no bom caminho porque todos os bairros da zona de cimento têm água canalizada, sendo que o maior desafio é que o precioso líquido esteja mais perto de todas comunidades nas zonas suburbanas.

O Presidente do Conselho Municipal da Maxixe, Narciso Pedro, afirmou, em Muchire, que o fornecimento de água para todos, continua a ser um grande desafio para a edilidade porquanto as fontes existentes, continuam aquém das necessidades locais.

Narciso Pedro não avançou a população daquele território autárquico que continua a percorrer longas distâncias à busca de água, mas explicou que o bairro Muchire, por exemplo, passou por muitos problemas para ter a solução com a construção daquele pequeno sistema porque o lençol freático na zona está a cerca de 150 metros de profundidade.

“Aqui, em Nhaguiviga, instalamos fontes com bombas manuais mas registavam avarias constantes por causa da profundidade do lençol freático e, como solução, acabamos construindo este pequeno sistema que vai funcionar com base em painéis solares e achamos que, para esta zona, já encontramos a solução. Entretanto é necessário que as comunidades beneficiárias, se sintam donas do sistema utilizando-o de boas maneiras”, apelou o chefe da edilidade da Maxixe.

Por seu turno, o governador da província de Inhambane, Agostinho Trinta, intervindo no acto inaugural disse aos presentes que a água é um recurso necessário para a vida das pessoas, dai que o governo tem estado a investir muito para que o precioso líquido chegue a todos.

Agostinho Trinta disse também que os problemas da água não afectam apenas a população residente no município da Maxixe, mas a centenas de pessoas na província de Inhambane e, paulatinamente, o governo está a encontrar solução deste problema.

“Para que outros irmãos tenham também água o mais rápido possível é necessário que vocês aqui em, Muchire, cuidem bem desta fontenária e evitar a ocorrência de avarias constantes porque se isto acontecer, dificilmente o governo terá recursos para reabilitar muito rapidamente este sistema porque está a edificar outros como este, em outros bairros da cidade da Maxixe assim como em outras localidades da província”, disse Agostinho Trinta.

VICTORINO XAVIER

 

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction