Opinião

Politica

O Arcebispo de Maputo, Francisco Chimoio, defendeu que o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional, assinado este mês, não deve ser mais uma peça teatral, porque o povo ...

terça, 20 agosto 2019
Leia +

Nacional

A CONSTRUÇÃO e inauguração da Subestação de Massinga, na província meridional de Inhambane, permitiu melhorar a qualidade de energia eléctrica ...

terça, 20 agosto 2019
Leia +

Desporto

O FERROVIÁRIO de Maputo, crónico candidato a conquistar o Moçambola, joga esta tarde (15:00 horas) fora de portas diante do seu homónimo de Nacala, em jogo da 17.ª ...

terça, 20 agosto 2019
Leia +

Beira

A cidade da Beira celebra hoje 112 anos de elevação a esta categoria. A propósito, a Reportagem do “Notícias” saiu à rua e colheu o sentimento de ...

terça, 20 agosto 2019
Leia +
Pub
SN

Economia

O investimento de 13 mil milhões de dólares do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) na África Austral está a produzir fortes resultados nos países da ...

terça, 20 agosto 2019
Read more

Tecnologias

MOÇAMBIQUE participa desde sexta-feira na 18.ªConferência da Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Ameaçadas de ...

terça, 20 agosto 2019
Leia +

AUMENTARAM os partos institucionais na província de Cabo Delgado, no período que vai de Janeiro a Setembro deste ano, de 42 mil a 45 mil, comparativamente a igual espaço de tempo do ano transacto.

Trata-se um ganho que o sector de Saúde diz estar a dever-se à expansão das casas de mãe-espera, colocação de profissionais do sector, construção de maternidades e o exercício piloto de entrega de enxovais que, nesta primeira fase, beneficiou, experimentalmente, aos distritos de Ancuabe e Namuno.

Dados colhidos pela nossa Reportagem no decurso da realização do XXXIII Conselho Coordenador da direcção provincial de Saúde, revelam que esta cifra, referente a apenas nove meses do ano, denota um crescimento a reconhecer, se tivermos em conta que em 2009, os partos institucionais estiveram fixados em 33. 765, número que foi subindo ao longo dos anos seguintes.

Com efeito, segundo os mesmos dados, em 2010, a província subiu para 35.561 para, em 2011, registar mais um aumento, ao atingir a fasquia dos 40.743, em 2012, 42.947 para, no presente ano, como acima foi dito, em apenas nove meses, fixar-se em exactamente 45.590 partos institucionais, com a esperança de que haja mais dados evolutivos, tendo em conta que os elementos aqui usados referem-se ao período que vai até Setembro último.

Na verdade, tal cifra, apesar de expressiva, refere-se a apenas uma cobertura de 55, 4 por cento, em que o distrito de Ancuabe, aparece com maior contribuição, ao realizar uma cobertura na ordem dos 86,6 por cento do global, próximo do dado referente ao ano passado, que era de 91,4 por cento, porém, referente a todos os 12 meses.

Por outro lado, ainda em relação ao distrito de Ancuabe, a actual cifra é, entretanto, superior ao que em todo o ano de 2011 foi realizado, o que alegra as autoridades sanitárias, pois, vêem a possibilidade de atingir níveis ainda mais encorajadores no decurso do trimestre restante.

Por ordem decrescente, a seguir vem a cidade de Pemba, com 75,2 por cento os distritos de Meluco, com 71,7 por cento, Mocímboa da Praia, com 61,5, Montepuez, com 53,6 por cento, dados que, globalmente, levam o sector de Saúde a pensar que está no bom caminho, recomendando-se a si próprio, mais trabalho por todos os distritos, em função das suas especificidades.

O governador provincial, Eliseu Machava, reconhece que nos últimos anos, a província tem registado avanços significativos no sector de Saúde, destacando a colocação de médicos e outro pessoal em todos os distritos, o aumento de especialidades afins no hospital provincial, a expansão da rede sanitária e o aumento da taxa de cobertura de partos institucionais.

Por outro lado, segundo Machava “registamos uma redução do impacto negativo das doenças ao aumentar o número de pessoas que beneficiam do tratamento, redução da mortalidade infantil, bem assim dos distritos assolados”.

PEDRO NACUO

 

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction