Opinião

Politica

A ORGANIZAÇÃO dos Continuadores de Moçambique deve privilegiar parcerias com instituições que trabalham em prol da criança, como forma de complementar os ...

domingo, 21 julho 2019
Leia +

Nacional

AGNALDO JOSÉ O distrito de Chicualacuala, na província de Gaza, projecta construir um sistema de abastecimento de água, no Posto Administrativo Eduardo Mondlane, com vista a ...

domingo, 21 julho 2019
Leia +

Desporto

A Direcção de Educação e Desenvolvimento Humano da Cidade de Maputo reuniu-se com os pais e encarregados de educação dos 130 atletas que vão ...

segunda, 22 julho 2019
Leia +

Beira

UMA média diária de 200 pessoas que perderam os seus Bilhetes de Identidade, na sequência da passagem do ciclone Idai, na cidade da Beira, têm estado nos últimos ...

segunda, 22 julho 2019
Leia +
Pub
SN

Economia

A AREIA dragada do canal de acesso ao Porto da Beira já pode ser repassada para aterros e obras de construção civil, naquela cidade, desde que o município ou outra ...

segunda, 22 julho 2019
Read more

Tecnologias

O Presidente da República, Filipe Nyusi, defende a necessidade de se avaliar o grau de cumprimento das medidas e protocolos aprovados para a redução da emissão dos gases ...

domingo, 21 julho 2019
Leia +

UM total de 380 pacientes perdeu a vida este ano, em Gaza, vítimas do HIV/SIDA, numa altura em que naquele ponto do país foram reportadas cerca de 430 abandonos ao tratamento antiretroviral.

Dados em nosso poder apontam ainda para o facto deste conjunto de concidadãos perecidos em consequência da enfermidade, 40 serem menores de idade e os restantes 340 adultos.

Informações em volta desta pandemia, em Gaza, continuam, sem dúvidas, cada vez mais preocupantes, tendo em conta o facto de, nos últimos nove meses, terem sido admitidos nas unidades sanitárias locais mais de 23 mil novos doentes padecendo desta enfermidade.

As novas entradas para o tratamento de pessoas infectadas pelo HIV suplantam, em pouco mais de 14 mil doentes comparativamente a igual período do ano passado, onde foram reportadas nove mil inscrições

Sabe-se, por outro lado, que o número de pacientes em tratamento antiretroviral (TARV) na naquela província atingiu, até Setembro último, um total de 61mil doentes, dos quais mais de cinco mil são crianças e cerca de 56 mil adultos.

As autoridades governamentais na província reassumiram, durante a semana comemorativa do Dia Mundial da Luta Contra SIDA, a necessidade de se focalizar esforços para que a tendência de mortes pela enfermidade seja, o mais rapidamente possível, estancada e que as crianças possam merecer uma atenção redobrada por parte de toda a sociedade, com particular ênfase nas áreas de Saúde e da Educação, tendo em conta que alguns destes petizes são portadores da doença.

Segundo foi referido durante o 1° de Dezembro, o lema das celebrações “Zero Novas Infecções, Zero Discriminação e Zero Mortes em face do HIV e SIDA”, leva a todos os actores tenham uma maior consciência, sobre a possibilidade da eliminação da transmissão vertical do HIV/SIDA, isto é, da mãe para o filho, através de aderência ao PTV, disponível em todas as unidades sanitárias da província, de forma a se contribuir por uma geração familiar livre desta pandemia.

No decurso das celebrações da efeméride, o governo de Gaza, renovou o apelo para a necessidade de uma maior disseminação de acções orientadas para a prevenção combinada e mostrar os benefícios do teste e de tratamento, sobretudo para as mulheres grávidas.

Tudo isto, deriva do facto de as autoridades estarem cientes e convictas de que a ciência provou que o tratamento, não só prolonga a vida do paciente, mas também este contribui, sobremaneira, para a prevenção do parceiro ou da parceira e para o novo ser no ventre da mãe e prestes para vir ao mundo.

De referir que continua, em Gaza, a disseminação de mensagens por parte dos responsáveis da Saúde sobre a importância da circuncisão visto que contribui, de forma substancial, para a redução do risco de infecção com o HIV. 

Durante as celebrações do 1º de Dezembro, o executivo do Raimundo Diomba, governador de Gaza, voltou a reconhecer o inestimável papel e acção coordenada das actividades entre o Governo, associações e organizações não-governamentais, a qual tem vindo a contribuir para o ambiente saudável de comunicação e conjugação de esforços na resposta ao HIV e SIDA na província.

A ocasião foi usada, em Gaza, para a formalização da entrega de fundos para o apoio das actividades um total de 13 associações comunitárias de base, uma demonstração do comprometimento do Governo no combate e prevenção da enfermidade, numa região em que os níveis de seroprevalência atingem uma cifra de 25 por cento.

O Executivo reconhece, contudo, que a crescente subida dos níveis de infecções na província e consequente aumento da prevalência do HIV/SIDA, na província, constitui um sinal claro de que algo deverá estar a falhar na disseminação de mensagens junto das comunidades, sobre o perigo que a doença representa nas nossas vidas.

VIRGÍLIO BAMBO

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction