Director: Lázaro Manhiça

hostgator domain coupon
DStv
Pub

Politica

A SUSPENSÃO das aulas, devido a covid-19, pode propiciar o aumento de uniões forçadas e o abandono escolar por parte das raparigas o país. A observação ...

Quarta, 23 Setembro 2020
Leia +

Nacional

TROCAR as estâncias turísticas por campos de cultivo de hortícolas foi a saída encontrada por alguns operadores turísticos associados na Ponta do Ouro, distrito de ...

Sexta, 25 Setembro 2020
Leia +

Beira

UM contentor contendo fardos de roupa e sapatos usados foi apreendido esta semana pela brigada móvel das Alfândegas na Beira, por descaminho aduaneiro da mercadoria, que durante o ...

Quinta, 24 Setembro 2020
Leia +

Maputo

O ACESSO a espaços para habitação, falta de emprego e exiguidade de instituições de ensino superior são as principais inquietações dos jovens ...

Sexta, 25 Setembro 2020
Leia +

Economia

O GOVERNO  considera crucial o país apostar  no turismo doméstico e do interior, como forma de alavancar o desenvolvimento económico das zonas rurais. Esta ...

Sexta, 25 Setembro 2020
Leia +

Tecnologias

O MINISTÉRIO do Mar, Águas Interiores e Pescas anunciou ontem, períodos de defeso e veda da pescaria de camarão de superfície e caranguejo de mangal para garantir a ...

Sexta, 25 Setembro 2020
Leia +

UM total de 380 pacientes perdeu a vida este ano, em Gaza, vítimas do HIV/SIDA, numa altura em que naquele ponto do país foram reportadas cerca de 430 abandonos ao tratamento antiretroviral.

Dados em nosso poder apontam ainda para o facto deste conjunto de concidadãos perecidos em consequência da enfermidade, 40 serem menores de idade e os restantes 340 adultos.

Informações em volta desta pandemia, em Gaza, continuam, sem dúvidas, cada vez mais preocupantes, tendo em conta o facto de, nos últimos nove meses, terem sido admitidos nas unidades sanitárias locais mais de 23 mil novos doentes padecendo desta enfermidade.

As novas entradas para o tratamento de pessoas infectadas pelo HIV suplantam, em pouco mais de 14 mil doentes comparativamente a igual período do ano passado, onde foram reportadas nove mil inscrições

Sabe-se, por outro lado, que o número de pacientes em tratamento antiretroviral (TARV) na naquela província atingiu, até Setembro último, um total de 61mil doentes, dos quais mais de cinco mil são crianças e cerca de 56 mil adultos.

As autoridades governamentais na província reassumiram, durante a semana comemorativa do Dia Mundial da Luta Contra SIDA, a necessidade de se focalizar esforços para que a tendência de mortes pela enfermidade seja, o mais rapidamente possível, estancada e que as crianças possam merecer uma atenção redobrada por parte de toda a sociedade, com particular ênfase nas áreas de Saúde e da Educação, tendo em conta que alguns destes petizes são portadores da doença.

Segundo foi referido durante o 1° de Dezembro, o lema das celebrações “Zero Novas Infecções, Zero Discriminação e Zero Mortes em face do HIV e SIDA”, leva a todos os actores tenham uma maior consciência, sobre a possibilidade da eliminação da transmissão vertical do HIV/SIDA, isto é, da mãe para o filho, através de aderência ao PTV, disponível em todas as unidades sanitárias da província, de forma a se contribuir por uma geração familiar livre desta pandemia.

No decurso das celebrações da efeméride, o governo de Gaza, renovou o apelo para a necessidade de uma maior disseminação de acções orientadas para a prevenção combinada e mostrar os benefícios do teste e de tratamento, sobretudo para as mulheres grávidas.

Tudo isto, deriva do facto de as autoridades estarem cientes e convictas de que a ciência provou que o tratamento, não só prolonga a vida do paciente, mas também este contribui, sobremaneira, para a prevenção do parceiro ou da parceira e para o novo ser no ventre da mãe e prestes para vir ao mundo.

De referir que continua, em Gaza, a disseminação de mensagens por parte dos responsáveis da Saúde sobre a importância da circuncisão visto que contribui, de forma substancial, para a redução do risco de infecção com o HIV. 

Durante as celebrações do 1º de Dezembro, o executivo do Raimundo Diomba, governador de Gaza, voltou a reconhecer o inestimável papel e acção coordenada das actividades entre o Governo, associações e organizações não-governamentais, a qual tem vindo a contribuir para o ambiente saudável de comunicação e conjugação de esforços na resposta ao HIV e SIDA na província.

A ocasião foi usada, em Gaza, para a formalização da entrega de fundos para o apoio das actividades um total de 13 associações comunitárias de base, uma demonstração do comprometimento do Governo no combate e prevenção da enfermidade, numa região em que os níveis de seroprevalência atingem uma cifra de 25 por cento.

O Executivo reconhece, contudo, que a crescente subida dos níveis de infecções na província e consequente aumento da prevalência do HIV/SIDA, na província, constitui um sinal claro de que algo deverá estar a falhar na disseminação de mensagens junto das comunidades, sobre o perigo que a doença representa nas nossas vidas.

VIRGÍLIO BAMBO

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction