Director: Júlio Manjate

A AFRAMO-CHS, Associação Franco-Moçambicana de Ciência Humana e Sociais, organiza, esta terça-feira, na Universidade Eduardo Mondlane, a cerimónia do lançamento do livro “Renegociar a Centralidade do Estado em Moçambique: Municipalização na Beira, em Mueda e em Quissico”.

De acordo com a Rádio Moçambique, o livro é da autoria do Professor de Administração Pública e Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane (UEM), Egídio Paulo Guambe.

Resultado de mais de cinco anos de investigação, o livro pretende contribuir para uma leitura crítica da reforma de descentralização, da sua execução e das práticas resultantes da respectiva aprendizagem, como modos de exercício do poder; assim como mostrar que a aprendizagem de uma reforma é influenciada pela historicidade das relações entre Estado e sociedade dentro do espaço da sua execução.

Neste livro que será apresentado pelo Professor Doutor José Jaime Macuane e comentado pelo Professor Doutor Domingos de Rosário, ambos do Departamento de Ciência Politica e Administração Pública da UEM, Egídio Guambe defende a ideia de que a reforma da administração, nomeadamente a descentralizadora, ao permitir uma modificação das formas de articulação entre administração e cidadãos, participa na recomposição do Estado.

A observação empírica do funcionamento quotidiano dos municípios da Cidade da Beira e das vilas de Mueda e Quissico, permitiu ao autor perceber como estes se constituem em novas arenas de difusão e de aprendizagem entre Estado e administrados.

Egídio Paulo Guambe é Professor de Administração Pública e Ciência Política na Universidade Eduardo Mondlane e trabalha nas questões da construção de políticas públicas a partir dos actores directamente envolvidos, das transformações das burocracias e políticas de reforma da administração e da construção do Estado.

É Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Políticos de Bordéus (França).

 

Comments

O CINEMA Scala acolhe a partir de hoje a mostra de cinema dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa e Timor Leste (PALOP-TL).

Trata-se de uma plataforma que irá exibir longas-metragens faladas em português, cuja perspectiva é mostrar as novas produções e suas respectivas tendências.

De Moçambique estarão em exibição os filmes “A Virgem Margarida”, de Licínio Azevedo, “O Último Vôo do Flamingo”, de João Ribeiro, bem como “O Jardim do Outro Homem”, de Sol Carvalho.

Do estrangeiro serão apresentadas duas películas do realizador guineense Flora Gomes, “Nha Fala”, que é uma comédia musical e “A República dos Meninos”, rodado em Moçambique com a participação do actor norte-americano Danny Glover.

Irão rodar igual número de películas do cineasta angolano Zeze Gamboa, designadamente, “O Herói”, vencedor no Festival de Sundance – um dos maiores do mundo - e irá estrear “O Grande Kilapy”, para o qual convidou o actor brasileiro Lázaro Ramos Ramos (conhecido em Moçambique por “Foguinho”, personagem que interpretou uma telenovela já exibida no nosso país).

De referir que Zeze Gamboa estará na estreia, prevendo encontros do realizador com os profissionais do ramo de cinema.

As exibições serão realizadas às 18.30 horas, sendo a mostra feita ao longo de três semanas. A sessão de encerramento será dedicada a seis filmes realizados por jovens dos PALOP-TL, numa iniciativa da representação da União Europeia no país.

Esta série de exibições é financiada pela representação da União Europeia em Moçambique e apoiada pelo Gabinete do Ordenador Nacional para a Cooperação Moçambique/União Europeia, em parceira com a Associação Cultural Scala.

Comments

O Millennium Bim, em parceria com a Universidade Pedagógica  de Maputo (UP), lança amanhã, em Maputo, o livro “O Mestre do Bairro Indígena”,  do escritor Marcelo Panguana.

 A cerimónia inclui a abertura da Exposição “Longo Caminho” do artista plástico homenageado, Noel Langa, a realizar-se quarta-feira, das 16h00 às 18h00, na vivenda  do Millennium bim, sita na avenida Armando Tivane, 625, em Maputo. 

Este evento tem como objectivo a exaltação da cultura moçambicana, onde artistas consagrados, assim como algumas figuras públicas da nossa sociedade prestam homenagem ao consagrado artista plástico, Noel Langa, não somente pelo seu octogésimo primeiro aniversário, mas também pela sua dedicação e notoriedade adquiridas durante os seus anos de profissão.

Segundo a Rádio Moçambique, o evento contará com a presença de Jorge Ferrão, Reitor da Universidade Pedagógica, de Moisés Jorge, Administrador do Millennium bim, membros da direcção do banco, bem como de várias empresas,  empresários e governantes convidados.

Estarão ainda presentes o homenageado artista plástico, Noel Langa, o escritor Marcelo Panguana e, para abrilhantar o público presente, o músico Hortêncio Langa.

 

Comments

A Associação dos Escritores Moçambicanos (AEMO) realiza na próxima sexta-feira, dia 8 de Novembro, uma apresentação audiovisual com o escritor Hélder Martins, sob moderação de Carlos Paradona Rufino Roque, Secretário-Geral da AEMO, indica um comunicado a que o Notícias Online teve acesso.

A apresentação, com início às 17H30, tem como título “Considerações Sobre o Uso da Língua Portuguesa em Moçambique”.

A abordagem de Martins cingir-se-á nas políticas linguísticas, com enfoque para a adopção, desde a alvorada do país, da língua portuguesa como meio de comunicação entre os moçambicanos.

 

 

 

 

Comments

A Associação dos Escritores Moçambicanos, AEMO, realiza na próxima sexta-feira, dia 8 de Novembro, uma apresentação audiovisual, com o escritor Hélder Martins, sob moderação de Carlos Paradona Rufino Roque, Secretário-geral da AEMO, indica um comunicado a que o Noticias Online teve acesso.

A apresentação, com início às 17H30, tem como título “Considerações Sobre o Uso da Língua Portuguesa em Moçambique”.

 

A abordagem de Martins cingir-se-á nas políticas linguísticas, com enfoque para a adopção, desde a alvorada do País, da língua portuguesa como meio de comunicação entre os moçambicanos.

Comments

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction