Director: Júlio Manjate

Pub

Politica

A Assembleia da República ratificou, há momentos, o decreto Presidencial que prorroga pela segunda vez o estado de emergência por calamidade de saúde pública, em ...

Sexta, 29 Maio 2020
Leia +

Nacional

AS autoridades da Saúde reiteram a necessidade de observância rigorosa das medidas de prevenção da propagação do novo coronavírus, nomeadamente, a ...

Sexta, 29 Maio 2020
Leia +

Beira

ARRANCOU ontem o processo de  inscrição das 63.687  famílias vulneráveis residentes na cidade da Beira para beneficiar, por um período de seis meses, de ...

Quarta, 27 Maio 2020
Leia +

Maputo

A venda informal e em aglomerados, nos passeios da cidade de Maputo, com destaque para a Estrada Nacional Número 1 e imediações do Estádio Nacional do Zimpeto (ENZ), tem ...

Sexta, 29 Maio 2020
Leia +

Economia

O DIRECTOR para o Departamento de Petróleo e Gás no Standard Bank considerou ontem que a exploração de gás natural em Moçambique três vantagens ...

Quinta, 28 Maio 2020
Leia +

Tecnologias

A ADMINISTRAÇÃO Nacional das Áreas de Conservação (ANAC) congratula-se com a passagem do segundo ano consecutivo sem abate de elefantes por caçadores ...

Quinta, 28 Maio 2020
Leia +

UMA campanha para promover a participação massiva da população, particularmente das mulheres, nos processos eleitorais leva as cantoras Júlia Mwito e Pureza Wafino a um concerto a ter lugar hoje no campo 25 de Setembro, na cidade de Pemba.

Para além das conceituadas cantoras, o espectáculo contará com a participação de artistas e grupos culturais da província de Cabo Delgado também com o objectivo de promover pleitos eleitorais pacíficos.

A iniciativa, designada “Mulheres em Democracia”, é da associação Mulheres Lei e Desenvolvimento (MULEIDE), em parceria com o Fórum Mulher, e já levou as duas cantoras às províncias de Nampula e Zambézia.

Delfina Naete, da MULEIDE, explicou que o objectivo desse projecto é criar condições para motivar as mulheres a perceberem a pertinência da sua participação nos processos eleitorais.

“Queremos sensibilizar a população, particularmente as mulheres, no sentido de continuarem a investir para a superação das dificuldades que as apoquentam no seu quotidiano, participando nas eleições”, disse Naete.

Para além de canções já conhecidas, as duas cantoras deverão apresentar uma música produzida para este projecto, igualmente designada “mulheres em democracia”.

Naete explicou que a escolha desta estratégia, promoção de um evento cultural, tem a ver com o facto de ser uma iniciativa com capacidade de aglutinar diversas sensibilidades e ainda ter um forte poder de mobilização de massas.

Por outro lado, os promotores do evento querem que o espectáculo sirva de veículo de passagem de ideias para galvanizar as mulheres a trabalharem em prol da defesa dos ideais da paz.

“As mulheres também devem se envolver nesta questão da paz. Não deve haver violência, pois quando há conflitos as mulheres é que acabam sendo as maiores vítimas. Daí que queremos mobilizá-las também para se envolverem na manutenção da paz”, afirmou Delfina Naete.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction