PHC

Director: Lázaro Manhiça

A BAILARINA e coreografa moçambicana Edna Jaime apresenta hoje o espectáculo “O Bom Combate”, no Teatro Nacional D. Maria II, Lisboa, Portugal.

O número aborda as lutas diárias enfrentadascom tenacidade e fépor muitas pessoas para preservara sua dignidade, valoreseprincípios éticos e morais, cada vez mais degradados na sociedademoçambicana,devidoà crise económica e escândalos políticos e económicos, uma situação igualmente vivida por várias sociedades no mundo.

Apropostade Edna Jaime, que apresenta uma estética construída a partir de movimentos e ritmos tradicionais, combina o trabalho coreográfico com sons tradicionais de Moçambique trazidos pelo músico Francisco Macuvele,que se inspira na resiliência e luta incansável das pessoas de Moçambiquepelo bem comum.

Com a peça “O Bom Combate”,Edna Jaimeconquistou em 2016, ano da sua estreia, o 1º prémio do concurso de dança contemporânea,organizado pela Embaixada da União Europeia em Maputo.

A coreografa, quecomeçou a dançar em 1996 na Casa de Cultura do Alto-Maé,cidade de Maputo, é formada em dança tradicional e canto, e em 2001 teve o seu primeiro contacto com a dança contemporânea.

Em Portugal, Edna Jaime também dirige desde quarta-feira o “workshop” “Corpos em Contratempo”, destinado a estudantes e profissionais de artes performativas.

A oficina propõe um espaço de encontro pessoal e com o outro onde serão experimentados exercícios centrados em técnicas de improvisação e uso de emoções e energias para compor movimento.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction