Director: Lázaro Manhiça

UMA pessoa morreu vítima de desabamento de paredes de casa e outra contraiu ferimentos graves e cerca de 2.200 casas e 30 edifícios públicos, sociais e privados, ficaram destruídos, em resultado, em Manica, da passagem do ciclone tropical Eloise, que sábado, sacudiu o Centro do país e o norte das províncias de Inhambane e Gaza.

O fenómeno foi caracterizado por chuvas torrenciais acompanhadas de ventos fortes e atingiu severamente quatro distritos da província, nomeadamente Macate, Sussundenga, Mossurize e Machaze.

Dados preliminares avançados pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução de Risco de Desastres (INGD) em Manica indicam que 2.121 famílias, que perfazem 10.391 pessoas, ficaram ao relento devido à destruição das suas residências nos quatro distritos.

O porta-voz do INGD em Manica, Crimildo Quembo, disse que, além de casas e infra-estruturas públicas e privadas, a tempestade derrubou árvores de grande porte, que bloquearam vias de acesso e quebraram postes e cabos eléctricos, cortando o fornecimento de energia eléctrica nos distritos de Mossurize, Machaze e no posto administrativo de Dombe, em Sussundenga.

O ciclone também destruiu uma área de 16.320 hectares de culturas de milho, afectando mais de cinco mil camponeses que viram suas culturas a serem engolidas pelas águas.

As estradas regionais 260 e 441, que ligam a capital provincial Chimoio a Mossurize e Mossurize a Machaze, respectivamente, continuam intransitáveis, devido ao aumento dos caudais de seis rios que passam por aqueles distritos.

Trata-se dos rios Búzi, Chinyica, Mossurize, Gaha, Machakweri e Chirera, que transbordaram e isolaram o distrito de Mossurize do resto da província, por via terrestre desde a tarde de sábado.

Segundo o administrador distrital de Mossurize, Fernando Samuel, o Eloise deixou no seu distrito mais de 200 famílias ao relento e a destruição de cerca de 250 infra-estruturaspúblicas e privadas.

O administrador de Mossurize assegurou que as famílias que viram suas casas a desabarem foram alojadas de imediato em abrigos transitórios e têm estado a receber apoio do INGD.

Rafael Muconde, um dos afectados no distrito de Mossurize, contou ao “Notícias” o drama vivido na noite do último sábado naquela região.

“As chuvas caíram com muita intensidade e este é um dos bairros que sofreu muito em relação aos outros, talvez por estar numa zona elevada, mas nós pensávamos que estando nesta área não haveríamos de sofrer com a tempestade. Aqui muitas casas caíram e ficamos ao relento, mas estamos abrigados numa escola graças ao apoio do governo”.

O INGD distribuiu quantidades não especificadas de alimentos e cobertores aos afectados nos distritos atingidos pela intempérie, disse o porta-voz da instituição que gere os desastres em Manica.

Falando ao “Notícias”, a administradora do distrito de Macate, Rosa Cararadza, 11 famílias ficaram ao relento devido à destruição de suas residências e foram alojadas na escola secundária da vila-sede do distrito.

 Disse ainda que o INGD e o governo distrital estão a trabalhar em conjunto, no sentido de alocar tendas para acomodar as famílias, pois algumas escolas vão abrir as portas para dar espaço aos alunos que farão os exames finais da 7ª, 10ª e 12ª classe, respectivamente.

A administradora de Macate deu a conhecer ainda que os rios que passam por aquele distrito estão com os níveis de água acima do normal, daí que apela à população a não fazer-se a estes locais, sob o risco de ser atacada por crocodilos ou arrastadas pela corrente.

Segundo Rosa Cararadza, logo que os rios transbordaram os crocodilos foram arrastados e estão nas margens, locais onde a população retira a água para beber, lavar e outros a fazeres.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction