Director: Lázaro Manhiça

A FUNDAÇÃO Aga Khan Moçambique entregou recentemente diverso material de transporte e de comunicação, ao Governo da Província de Cabo Delgado, no âmbito do reforço do sistema de referência no sector da saúde.

O material, avaliado em 17 milhões de meticais, é constituído por dois carros ambulância, 15 motorizadas ambulâncias, três motorizadas e 72 telemóveis, que serão alocados aos distritos de Balama, Chiúre, Montepuez, Mueda, Muidumbe, Namuno e Nangade.

Estes meios irão contribuir para o reforço do sistema de referência distrital das comunidades às unidades sanitárias periféricas e de referência, servindo prioritariamente mulheres grávidas, puérperas e crianças menores de cinco anos de idade.

Segundo dados, 64% dos partos ocorrem fora das maternidades e há uma média de 822 óbitos em mulheres grávidas por cada 100 mil  nados vivos na província de Cabo Delgado.

No acto da entrega, o governador da província, Valige Tauabo, destacou que “as ambulâncias destinam-se a garantir a ligação unidade sanitária-comunidade e vice-versa, encurtando a distância percorrida pelas mães gestantes”.

Tauabo instou, igualmente, a população a colaborar na redução da mortalidade materna e infantil aderindo aos serviços de saúde sempre que necessário. “Aos nossos parceiros de cooperação vai o nosso agradecimento, em particular à Fundação Aga Khan, que tem tudo feito para a melhoria da saúde da Mulher e da Criança na província”, concluiu Valige Tauabo.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction