CINCO membros da Força de Protecção de Altas Individualidades, FPAI, perderam a vida, na manhã de ontem, vítimas de acidente de viação, que envolveu um dos carros da escolta do governador de Inhambane, Daniel Chapo, que se dirigia ao distrito de Massinga, para uma visita de dois dias. Leia mais

Comments

A província de Inhambane está desde 2015 a registar um crescimento assinalável da produção piscícola, ao atingir 20 mil toneladas. No ano passado, Inhambane alcançou cerca de 80 mil toneladas, situação que coloca a região do país como melhor produtora piscícola. Leia mais

Comments

O administrador do distrito de Mecúfi, em Cabo Delgado, destacou esta semana a necessidade de as mães procederem ao aleitamento exclusivo dos seus bebés com menos de um ano de idade e absterem-se de alimentá-los, por exemplo, com xima de farinha de mandioca e de milho, entre outros alimentos não recomendáveis.

Dirigindo-se à população do posto administrativo de Murebwe, local que acolheu a cerimónia provincial de lançamento da campanha de aleitamento exclusivo, Ambasse Anli condenou estas práticas, por as mesmas contribuírem negativamente para o bom crescimento e futuro desempenho das crianças.

“Queremos pedir às mamãs, com apoio dos pais, para que deixem de dar xima e outro tipo de comida diferente do leite materno aos bebés, porque isso prejudica a saúde deles” - apelou o administrador distrital de Mecúfi.

Com efeito, segundo explicou a directora provincial de Saúde, Anastácia Lidimba, a falta de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebé pode concorrer para a ocorrência de casos de desnutrição, cuja taxa de prevalência é de 52 por cento.

Não foi avançado o número de crianças a serem abrangidas pela campanha de aleitamento exclusivo, promovida pela Direcção Provincial de Saúde e parceiros, nomeadamente o Fundo das Nações Unidas para Infância (UNICEF).

No entanto, segundo as projecções anuais da população total, urbana e rural dos distritos da província de Cabo Delgado 2007-2040, do Instituto Nacional de Estatísticas (INE), este ano a província terá 66.126 crianças com menos de um ano de idade, 51.568 das quais nas áreas rurais.

Para além de feira de saúde, durante a qual se procedeu à demonstração sobre como pode ser preparada uma refeição para uma mãe em processo de amamentação exclusiva, com recurso a produtos disponíveis na comunidade, as cerimónias de lançamento da semana de aleitamento exclusivo foram igualmente preenchidas por palestras e actividades culturais.

ASSANE ISSA

Comments

O Governo da província de Tete diz que vai responsabilizar uma empresa chinesa por eventuais danos ou contaminação do rio Mavúdzi com enxofre, uma substância química altamente tóxica, devido a um acidente que envolveu um camião seu que transportava o produto.

A responsabilização surge pelo facto de a empresa, de capitais chineses, não ter observado as medidas de segurança de transporte de carga perigosa para evitar eventuais danos ambientais, disse Hermenegildo Galimoto, chefe do Departamento de Ambiente na Direcção Provincial de Terra, Ambiente e Desenvolvimento Rural de Tete.

A fonte disse que, a confirmarem-se eventuais danos naquele curso de água, resultantes do referido acidente, a referida firma terá de os repor, e reiterou o apelo à população para se abster de consumir água e outros recursos do rio Mavúdzi.

“Não devem se fazer ao rio, pelo menos até que tenhamos os resultados definitivos dos exames feitos e outros em curso dos próprios solos”, frisou.

 

Comments

A região norte do país, que compreende as províncias de Nampula, Cabo Delgado e Niassa, está a enfrentar um défice de energia eléctrica,na ordem de 150 megawatts, o que significa, em termos práticos, que o acesso àquele recurso energético,para a melhoria da qualidade de vida,continua um desafio. Leia mais

Comments
Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction