Director: Lázaro Manhiça

TRES das oito que se encontravam a bordo de um camião que se precipitou  na tarde da passada segunda-feira, na ponte sobre o rio Messalo em Montepuez, em Cabo Delgado, continuam desaparecidas.

O facto ocorreu quando o motorista que conduzia o veículo, tentava atravessar a ponte submersa devido as chuvas, numa altura em que a corrente era bastante forte.

O motorista desobedeceu as ordens da Polícia estacionada nas duas margens do rio e ao tentar atravessar a ponte a sua viatura foi arrastada pela forca das águas, incluindo os seus ocupantes. Destes, quatro foram resgatados com vida, um óbito e os restantes tres dados como desaparecidos, segundo dados que nos foram facultados pela administradora distrital de Montepuez, Isaura Máquina.

Acrescentou que a Polícia está estacionada nos dois pontos da ponte, quer do lado de Nairoto, como de Montepuez, porém, segundo a administradora,  o motorista, estranhamente, ludibriou a vigilancia policial o que resultou naquela fatalidade.

Sabe-se que, a estrada Montepuez/Nairoto, serve, nos dias que correm, de alternativa para se chegar a outros distritos, como Macomia, Quissanga, Ibo, Meluco, Muidumbe, Mueda, Nangade, Palma e Mocímboa da Praia, que ficaram isolados de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, na sequência do desabamento da ponte sobre o rio Montepuez há três semanas.

Segundo a administradora de Montepuez, a ponte sobre o rio Messalo em Montepuez encontra-se submersa, devido as chuvas fortes que caem à montante, o que não permite a passagem de veículos.

“Há carros nas duas margens do rio a espera que a água vaze para atravessarem, mas o infortunado motorista do camião não quis esperar”, disse

Refira-se que, sempre que chove à montante, a ponte sobre o rio Messalo, em Montepuez, fica submersa, o que não permite a visualização das extremidades da mesma. Sobre o assunto, Venâncio Taímo, director provincial das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, afastou a possibilidade de se aumentar a altura dos guardas.

“Estaríamos a encorajar os automobilistas a se fazerem a ponte mesmo que as águas estejam a galgar a ponte. Mas precisamos de fazer um estudo, para chegarmos a qualquer conclusão.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction