Director: Lázaro Manhiça

A Direcção Nacional dos Recursos Hídricos (DNRH)  apelou ontem para a retirada imediata da população que vive nas zonas ribeirinhas da região Centro do país, devido ao risco de inundações.

"Estamos a apelar para a retirada imediata das populações das zonas ribeirinhas do centro do país", afirmou Agostinho Vilanculos, chefe do Departamento dos Recursos Hídricos da DNRH, em conferência de imprensa.

O alerta vai também para os automobilistas que usam a Estrada Nacional Número 1, no troço que liga os distritos de Mocuba e Lugela, na província da Zambézia.

"Queremos chamar a atenção aos automobilistas para o afluente do rio Licungo, porque há risco de arrastamento pelas águas", acrescentou.

O Instituto Nacional de Meteorologia  (INAM) já avisou que vai continuar a cair chuva torrencialmente nas províncias do sul e centro  nas próximas 24 horas.

Entre os meses de Novembro e Abril, Moçambique é atingido por ventos ciclónicos oriundos do Índico e por cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

Na época chuvosa em curso, desde Outubro, um total de 54.909 pessoas já foram afectadas, das quais 12 morreram e outras 53 ficaram feridas devido aos efeitos adversos associados ao mau tempo, indicou o Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

No total, durante o período chuvoso de 2018/2019, 714 pessoas morreram, incluindo 648 vítimas de dois ciclones (Idai e Kenneth) que se abateram sobre o país.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction