Director: Lázaro Manhiça

As obras de construção e reabilitação da EN212, no troço que liga Caniçado a Mapai, na província de Gaza, numa extensão de 190 quilómetros, decorrem na sua fase inicial, que consiste na montagem do estaleiro para albergar os técnicos da empreitada e de fiscalização.

De acordo com o delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE) em Gaza, Jorge Govanhica, neste momento aguarda-se pela chegadado equipamento importado da China para iniciar a intervenção no troço, importante para o acesso à zona norte da província de Gaza.

A fonte indicou que os trabalhos consistirão na terraplanagem e posterior colocação do novo tapete asfáltico (nas secções que não foram objecto de intervenção no projecto anterior),a construção de aquedutos, a colocação de placas de sinalização horizontal e vertical e outros serviços que se impõem ao longo do percurso.

“O empreiteiro já está a fazer o levantamento topográfico no traçado da estrada em toda a extensão que irá sofrer intervenção e está igualmente a identificar locais onde vai extrair ossolosa seremusadosna obra”, assegurou o delegado provincial da ANE.

 A cargo da empresa de construção civil chinesa Zhongmei Engineering,Lda., a obra está orçada em cerca de 2.2 mil milhões de meticais, fundo disponibilizado pelo Governo moçambicano, prevendo-se que os trabalhos tenham a duração de 24 meses.

Segundo Govanhica, constamdo projecto apresentado ao empreiteiro trabalhos de reposição em algumas secções, numa extensão de pelo menos 50 quilómetros, que se encontram com o asfalto degradado. 

A Estrada Nacional Número 212 é uma via de acesso importante que liga os distritos de Guijá, Chicualacuala, Mabalane, Chigubo e Massangena, bem como com o vizinho Zimbabwe, cuja asfaltagem vai facilitar as actividades agrícolas, comerciais e turísticas.

Entretanto, o delegado da ANE em Gaza fez saber ainda que no quadro do programa de melhoramento da circulação rodoviária decorre a ritmo satisfatório a reabilitação da ponte sobre o rio Limpopo, na Estrada Nacional Número Um(EN1).

Segundo disse,nesta altura estão em curso trabalhos de reparação da parte superior do tabuleiro, do lado do distrito do Limpopo, e a substituição das chapas metálicas do pavimento, o que obriga os condutores a partilharem a mesma faixa nos dois sentidos.

“Nos próximos dias irá iniciar a reparação da torre desustentação da ponte, donde partem os cabos que sustentam o tabuleiro. Estamos a reabilitar também as guardas e a reparar os aparelhos da sustentação da ponte”, disse Govanhica, garantido a conclusão das obras até ao mês de Março próximo.

Em relação à mobilidade viária nos outros pontos da província o responsável indicou que está assegurada, embora “tenhamos a consciência de que parte da nossa rede precisa de intervenção periódica para permitir melhor circulação de pessoas bens”.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction