Director: Lázaro Manhiça

EQUIPAS de resgate retiraram, na quarta-feira, cerca de 650 imigrantes e recuperaram cinco corpos de barcos em dificuldade ao largo da costa da Líbia. A Itália é o foco para centenas de milhares de imigrantes que fogem de conflitos e da pobreza em África, embarcando em barcos frágeis de traficantes de pessoas.

Existem cerca de 235 mil migrantes na Líbia prontos a partir para Itália logo que seja possível, disse o emissário das Nações Unidas no país africano, o alemão Martin Kobler, numa entrevista divulgada ontem no diário italiano “La Stampa.”

Kobler considerou que “o reforço da segurança é a questão mais importante no momento” a Líbia.

“Se tivermos um Exército forte e unido, não fragmentado, então os perigos do terrorismo e do tráfico humano acabarão”, adiantou.

De acordo com os dados do Ministério do Interior italiano, o número de migrantes que chegou a Itália através do Mediterrâneo desde o início do ano e até a quarta-feira é de 128.397, o que representa uma subida de 5,15 por cento em relação ao mesmo período de 2015.

A comunidade internacional está actualmente preocupada com os riscos de uma guerra civil na Líbia, entre as forças do Governo de união, com base em Tripoli e apoiado pela ONU, e as do Governo paralelo sediado no leste.

As forças deste Governo são dirigidas pelo general Khalifa Haftar que assumiu recentemente o controlo de importantes terminais petrolíferos.

Esta ofensiva das forças do general Haftar “é muito preocupante”, disse Kobler, que se declarou disposto a encontrar-se com o militar para procurar uma solução que permita a criação de um Exército unificado líbio.

“As tensões militares (entre os dois Governos líbios) existem, não se pode negar. No entanto, a Líbia precisa de diálogo, estabilidade e unidade”, defendeu. – LUSA/G1

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction