Director: Júlio Manjate

O FORNECIMENTO de energia eléctrica da rede nacional e através de painéis solares aos seis centros de Saúde existentes no distrito de Murrupula, na província de Nampula está a contribuir para a melhoria na prestação de serviços, com destaque para a assistência sanitária à população, segundo disse recentemente a administradora distrital, Alzira Manhiça.

Falando a jornalistas, a fonte disse que tal melhoria deixa mais satisfeitas as autoridades administrativas, incluindo os utentes desses centros, quando se sabe que todas as unidades sanitárias possuem maternidades e a falta dessa iluminação sempre foi grande preocupação das parturientes e  seus acompanhantes.

Aliás, Manhiça apontou o fornecimento da energia eléctrica da rede nacional e através de painéis solares, como estando a fazer com que actualmente as mães grávidas daquele distrito afluam às maternidades dos centros de Saúde, a fim de darem à luz aos seus bebés, situação que, como está dito, não acontecia quando não existia essa energia.

A administradora de Murrupula explicou que“antes de os centros terem energia, a situação era muito difícil e complicada para o funcionamento dos centros. Nas noites praticamente não se trabalhava. Hoje estamos bem e satisfeitos porque todos os seis centros de Saúde que compõem a rede sanitária do distrito já têm energia eléctrica e gerada através de painéis solares”.

Todavia, a entrevistada disse estar a trabalhar junto dos líderes comunitários no sentido destes desenvolverem cada vez mais actividades de mobilização e sensibilização da população, especialmente as mulheres grávidas para aderirem aos serviços prestados nas maternidades, pois só assim é que se pode evitar os partos de risco que constituem um dos factores de morte prematura de parturientes.

Por conseguinte, Alzira Manhiça destacou os bons resultados que o distrito de Murrupula está a conseguir no cumprimento do programa alargado de vacinações, fruto também da melhoria das condições de funcionamento dos centros de Saúde bem assim a adesão das mães.

A malária é apontada como sendo a principal causa da procura dos serviços de Saúde depois das diarreias nos hospitais daquele distrito, onde as autoridades administrativas dizem estar igualmente a desenvolver campanhas de sensibilização sobre a necessidade de se observarem medidas de higiene individual e colectiva nos locais de residência.

O HIV/SIDA constitui uma outra enfermidade que preocupa Murrupula dado que, conforme a administradora, os índices de contaminação tendem a aumentar ao nível do distrito, embora actividades viradas para a sua prevenção e combate estejam a ser levadas a cabo, tendo em conta que Murrupula se situa num corredor rodoviário muito movimentado.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction