A Polícia da República de Moçambique (PRM) registou, na semana finda, em todo o país, 111 casos criminais que resultaram na morte de oito pessoas, sendo cinco por motivos passionais e três assassinadas por malfeitores.

Em igual período do ano passado, segundo o porta-voz do Comando-geral da PRM, Orlando Mudumane, foram registados 127 casos, revelando-se assim uma redução em 16 crimes, correspondentes a 13 por cento.

Mudumane revelou o facto durante um briefing com a imprensa, ontem, em Maputo, para partilhar a situação operativa do período em referência. O briefing semanal teve lugar depois de quase três meses de interrupção.

“Dos 111 crimes registados neste período, 30 foram contra pessoas, com destaque para oito homicídios, dos quais cinco por motivos passionais e outros três de indivíduos que se introduziram em casas alheias e acabaram assassinando os proprietários dessas residências e apoderaram-se de vários bens. Outros 65 casos foram contra património, com realce para roubos e furtos qualificados em residências e estabelecimentos comerciais e os restantes foram contra a ordem e tranquilidade públicas”, disse.

A fonte disse ainda que a resposta policial situou-se em 85 por cento, tendo sido esclarecidos 98 dos 111 casos criminais registados em todo o território nacional.
No concernente à situação operativa específica, o porta-voz da PRM disse que a corporação tem empreendido esforços nalguns distritos do norte da província de Cabo Delgado.

“Referir que as Forças de Defesa e Segurança (FDS) têm se desdobrado em várias frentes, levando a cabo várias acções operativas no sentido de responder a quaisquer acções esporádicas e incursões dos malfeitores. Até então, a situação continua calma e controlada”, disse.
No cômputo geral, Mudumane disse que a situação de ordem e segurança pública, na última semana, foi relativamente “calma e controlada”.

Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction