Director: Júlio Manjate

Dois corredores de tratamento de gado entraram em funcionamento na última quarta-feira nos povoados de Mavunguane e Langa Boy, localidade de Matucanhane, posto administrativo de Sábiè, distrito de Moamba, província de Maputo.

Trata-se de duas infra-estruturas destinadas a conter o gado durante o tratamento contra doenças e pragas, através de banhos e vacinas contra parasitas, como caraças e outros que põem em causa a sanidade bovina.

Os corredores, na sua primeira fase, vão beneficiar cerca de 200 criadores de Mavunguane e Langa Boy, onde serão tratados  4.050 bovinos, 11.146 caprinos e 3.297 ovinos existentes naquelas povoações.

As obras de construção dos empreendimentos custaram 2.147.467,1 meticais, financiados pelo Fundo Internacional do Desenvolvimento Agrário (FIDA), numa iniciativa levada a cabo pelo Fundo de Desenvolvimento Agrário (FDA), através do Projecto de Desenvolvimento de Cadeias de Valores nos corredores do Maputo e Limpopo (PROSUL).

O PROSUL tem como objectivo o aumento sustentável da renda dos pequenos produtores, a partir do incremento de volumes de produção, produtividade, melhoria da qualidade e ligação ao mercado, intervindo em três cadeias de valores alvos, nomeadamente, horticultura, mandioca e carnes vermelhas.

As cerimónias de inauguração dos corredores de tratamento de gado foram dirigidas pela administradora de Moamba, Guilhermina Kumagwhelo.  

A administradora disse, na ocasião, que aquelas infra-estruturas são de extrema importância, porque marcam uma nova etapa na vida dos criadores do Sábiè, concretamente dos povoados de Mavunguane e Langa Boy.

Referiu que a iniciativa vai aliviar os criadores do árduo trabalho que tinham no acto de tratamento de gado, porque o sistema instalado era de construção com material precário, que não oferecia eficiência na execução do trabalho.

Explicou que a falta de um sistema eficaz para o tratamento de gado desencorajava os criadores de levar os seus animais ao local, para  banhos e vacinas contra caraças e doenças.

“Face a esta situação, o governo do distrito, preocupado com a saúde animal, entrou em parceria com a FDA para a instalação de um sistema moderno e eficiente, para além de providenciar drogas para caracicida, de forma a que os banhos sejam realizados com sucesso”- disse.

Guilhermina Kumagwhelo informou que Moamba tem um potencial invejável na criação de gado bovino, que constitui uma riqueza para as comunidades e auto-sustento das famílias, tendo apelado aos criadores para  cuidarem das infra-estruturas para que durem por muito tempo.

Manuel Langa, técnico do FDA, disse, por sua vez, que a construção daqueles corredores observou todas as exigências e têm uma garantia de 20 anos de resistência.

Prometeu também que durante os primeiros 12 meses, qualquer problema relacionado com a manutenção dos empreendimentos será suportado pelo empreiteiro que executou as obras de construção, segundo rege o compromisso assinado.

(SAMUEL UAMUSSE)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction