Director: Júlio Manjate

O Governo pretende desenvolver uma força de trabalho devidamente qualificada e dotada de competências profissionais, cultura de trabalho, espírito de entrega e com capacidade necessária de contribuir, de forma efectiva, nos processos de desenvolvimento.

Este pronunciamento foi feito pelo Presidente da República, Filipe Nyusi, hoje na cidade de Pemba, durante a cerimónia que marcou a inauguração do Hotel-Escola do Instituto Comercial e Industrial de Pemba, em Cabo Delgado.

Nyusi acrescentou que “nos próximos cinco anos, serão anos de trabalho, trabalho e mais trabalho, isto não é brincadeira, devo dizer que a inauguração deste hotel escola é demonstração de que já estamos a trabalhar”.

Segundo explicou o chefe do Estado, no âmbito do seu programa de infra-estruturação socioeconómica, em particular na área de educação, o Governo tem vindo a envidar esforços no sentido de criar mais oportunidades de educação e formação à diversos níveis e tipos de ensino, com objectivo central de promover o capital humano, que seja capaz de assegurar o desenvolvimento rápido e sustentável do nosso país.

“Temos que olhar longe, Cabo Delgado tem e está a registar a ocorrência de muitos recursos, falo de grafite, mármore, rubi, hidrocarbonetos, terra arável, recursos pesqueiros que no futuro breve, vão proporcionar postos de emprego. Empregos que irão precisar de serviços de apoio e a hotelaria e turismo é um deles”- explicou o Chefe do Estado.

Para o Governo de Moçambique, o turismo é considerado como uma das áreas prioritárias de desenvolvimento e impulsionadora do bem-estar dos moçambicanos, porque a cidade de Pemba oferece muitos tipos de turismo, nomeadamente de negócio, de laser porque aqui encontram o sossego necessário, afirmou o PR.

Mas para que este desiderato seja alcançado, deve se apostar na qualidade do capital humano, porque, segundo explicou o Presidente da República, “quando a qualidade dos recursos humanos não satisfaz as exigências dos turistas, facilmente deixam de procurar ou preferir pelos serviços desta ou aquela estância”- referiu Nyusi.

Com o empreendimentoo, mais de duzentos estudantes do ramo de hotelaria e turismo, nas especialidades de gastronomia, culinária, recepção e andares, serão formados a partir do próximo ano, pelo Hotel escola do Instituto Industrial e Comercial de Pemba, na província de Cabo Delgado, uma infra-estrutura que ontem foi inaugurada pelo Presidente da Republica, Filipe Nyusi.

O hotel escola do instituto industrial de Pemba, cuja obras de construção e trabalhos de apetrechamento em mobiliário custaram 172 milhões de meticais, esta concebido para prover qualificações profissionais do nível médio de hotelaria e turismo, quer no modelo regular assim como o de curta duração, o que poderá contribuir para acesso ao emprego auto-emprego de maior parte dos cidadãos, principalmente jovens.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction