Director: Júlio Manjate

A Direcção Nacional de Veterinária (DINAV) poderá actualizar, a breve trecho, as medidas de controlo domovimento de animais impostas na sequência da ocorrência de focos de febre aftosanalgumas regiões do país.

Com efeito, oComité para o Controlo da Febre Aftosa deverá se reunir em breve para a avaliação do estágio da doença e decidir sobre a alteração ou manutenção das regras para o transporte de animais definidas na quadra festiva.

Segundo a fonte do Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural (MADER), o sector está, neste momento, a preparar informação sobre a situação da sanidade animal, bem como o balanço do movimento de gado entre Dezembro e Janeiro.

“Neste momento estamos a fazer a recolha de informação sobre a situação sanitária nas províncias afectadas pela doença, que irá permitir ao Comité definir novas medidas de vigilância”, referiu.

Em Dezembro, as autoridades veterináriasdescentralizaramo processo de emissão de guias para o transporte de animais destinados ao abate, como forma de flexibilizar o movimento de gado na quadra festiva.

Assim, os serviços provinciais de Pecuária estão aautorizar o transporte de até 20 cabeças de gado bovino e 50 caprinos que estejam destinados ao abate. Ao MADER cabe a autorização do movimento de mais de 20 e 50 bovinos e caprinos, respectivamente, bem como o gado destinado à criação.

A preparação da reunião do Comité para o Controlo da Febre Aftosa acontece numa altura em que as autoridades estão em processo de aquisição de 450 mil doses de vacina trivalente para administrar em animais das zonas em risco de ocorrência da doença.

A acção vai abranger alguns distritos de Maputo, Gaza, Inhambane, Manica, Tete, Sofala e Zambézia.Aimunização completa do gado carece de 900 mil doses de vacina, razão pela qual o sector deverá mobilizar mais recursos financeiros para a segunda fase, a ter lugar no último trimestre.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction