Director: Júlio Manjate

A Organização Internacional para Migrações (OIM) coordena com as autoridades de Moçambique as formas de ajudar imediatamente os 14 sobreviventes encontrados num veículo de carga em que morreram 64 etíopes asfixiados.

Actualmente, as catorze pessoas recebem tratamento no maior hospital na província central de Tete para sua desidratação à exaustão grave. De acordo com a agência, o grupo também recebe alimentos e roupa.

O contentor era transportado por um camião interpelado num posto de controlo rodoviário na madrugada de terça-feira.

O Serviço Nacional de Migração de Moçambique  (SENAMI) também informou aos funcionários da OIM que o motorista do veículo, de nacionalidade moçambicana, já está sob custódia policial.

Os etíopes viajavam sem documentos para a África do Sul. A província moçambicana de Tete está situada a 4000 km a sul da capital etíope, Addis-Abeba, e a 1600 km a norte da cidade sul-africana de Pretória.

Moçambique faz parte da chamada Rota do Sul, uma via migratória usada com frequência por migrantes do extremo leste de África para o território sul-africano em busca de oportunidades económicas, protecção e educação.

A agência da ONU disse ter já apoiado mais de 400 etíopes no retorno ao seu país de forma voluntária desde 2018.

A África do Sul abriga cerca de 4,2 milhões de migrantes e 290 mil candidatos a asilo e refugiados. Os principais países de origem são Zimbabwe, Somália, Malawi, República Democrática do Congo e Etiópia. O Projecto de Migrantes Desaparecidos da OIM registou pelo menos 70 migrantes mortos em estradas moçambicanas, por vários motivos,  incluindo acidentes nos últimos cinco anos. A maioria era constituída por etíopes com destino à África do Sul. (ONUNEWS)

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction