Director: Lazaro Manhiça

CATORZE centros de tratamento, com um total de 536 camas, estão preparados para responder a uma eventual necessidade de isolamento de pacientes com Covid-19 em todo o país.

Em paralelo, decorre o treinamento de mais profissionais de saúde que estarão na linha da frente de atendimento, bem como a distribuição de meios de biossegurança para todas as unidades sanitárias do país.

Elenia Amado, directora nacional adjunta para a área de Assistência Médica no Ministério da Saúde, disse, em entrevista ao “Notícias”, que uma equipa de saúde já foi treinada na Nigéria e Zâmbia em assistência médica em casos de Covid-19.

Actualmente, estes profissionais estão a capacitar os seus colegas que cuidarão de doentes,desde a triagem, num hospital comum, até ao internamento hospitalar em centros de isolamento.  

Para além dos formados na Nigéria e Zâmbia, Elenia disse que o sector conta ainda com o apoio da Organização Mundial da Saúde e do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC). 

Em relação aos locais onde efectivamente os doentes serão isolados, a fonte apontou o Hospital Geral da Polana-Caniço e os Serviços de Oftalmologia do Hospital Central de Maputo, que dispõem, actualmente, de 60 e 40 camas, respectivamente.

Na província de Maputo estão disponíveiso Centro de Saúde da Matola I e novo Centro de Saúde de Marracuene. Em Gaza foi preparado o Centro de Saúde de Maciene,enquanto em  Inhambane os doentes serão internados no hospitais distritais de Vilankulo e Jangamo.

As províncias de Manica, Sofala e Tete têm camas preparadasnoHospital Psiquiátrico de Chissue, Centro de Saúde de Inhamizua e o Centro de Saúde Urbano Número Dois, respectivamente.

A Saúde também preparou o Hospital Psiquiátrico de Nampula;o Centro de Saúde 18 de Outubro, em Cabo Delgado;e o Laboratório de Água e Alimentos,na província do Niassa.

Elenia reconheceu, no entanto, que esta capacidade é inicial, podendo ser alterada consoante a necessidade, estando em curso a criação de condições para o efeito.

Enquanto isso, mais dois casos de infecção pelo novo coronavírus foram confirmados ontem emtestes realizados nas últimas 24 horas. Com os novos casos, subiu para dez o número de indivíduos infectados no país.

Dos infectados, um é moçambicano, de 18 anos, estudante em Portugal, de onde regressou recentemente. O outro é sul-africano com mais de 60 anos de idade.

De acordo com a directora nacional de Saúde Pública,já foram contabilizadas 124 pessoas que tiveram contacto com o global de diagnosticadas com a Covid-19.

Todavia, Rosa Marlene adverte que o número de indivíduos expostos ao contágio poderá aumentar tendo em conta os recentes dois casos.

“Continuamos a privilegiar a sensibilização para a prevenção da Covid-19, mas as atitudes e comportamentos que perigam a saúde pública deverão ser responsabilizados nos termos da lei”, disse Rosa Marlene.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction