Director: Lázaro Manhiça

TRINTA e três novas escolas secundárias resilientes às mudanças climáticas serão construídas nos próximos quatros anos nos vinte e dois distritos da província da Zambézia.

Esta projecção faz parte do plano de acção deste mandato por parte do conselho provincial da Zambézia, que pretende alternar o cenário de infra-estruturas que ciclicamente são destruídas por eventos calamitosos.

Nas obras das novas escolas resistentes serão aplicadas novas técnicas de construção civil face ao contexto dos desastres naturais que tem assolado o país, disse Cardoso Meque, porta-voz da 1ª sessão da representação do Estado na Zambézia, realizada recentemente em Quelimane.

Meque afirmou à nossa Reportagem que as escolas terão como meta acolher trinta e três mil alunos dos dois ciclos do ensino secundário, entretanto, o Governo está a preparar-se um pacote de investimento para o apetrechamento com mobiliário escolar.

As referidas escolas, segundo ainda o nosso entrevistado, poderão comportar salas de aula, blocos administrativos, laboratórios, bibliotecas e campos de jogos para actividades desportivas e intelectuais dos jovens.

O porta-voz avançou que a construção dessas escolas poderá contribuir para a melhoria de qualidade de ensino, acesso ao ensino secundários, incluído os distritos com grande défice desse tipo de estabelecimento de ensino, nomeadamente, o distrito de Chinde, localizado numa ilha ao sul da província da Zambézia.

Cardoso Meque afirmou que a representação do Estado está muito preocupada com a fraca qualidade de algumas escolas secundárias na província da Zambézia. Indicou, igualmente, o plano para a conclusão do Instituto de Formação de Professores em Mocuba e de Quelimane, das escolas secundárias de Luabo e Maganja da Costa, que foram abandonadas pelos empreiteiros-

Uma outra aposta que consta das acções prioritárias será a reabilitação e apetrechamento dos Institutos Iindustriais e Comercial de Quelimane, Industrial de Morrumbala e as oficinas do Instituto Industrial de Mugeba, no distrito de Mocuba.

Este ano serão contratados 1703 professores que serão afectos para o ensino primário, secundário e técnico profissional.

Neyd Amosse

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction