PHC

Director: Lázaro Manhiça

A FORTIFICAÇÃO de alimentos, como trigo, arroz, óleo, açúcar e sal,com micronutrientes, tais como vitamina A e D, ácido fólico e iodo, passou a ser obrigatória no país desde 2016, no quadro dos esforços visando reduzir a deficiência alimentar na população, particularmente a desnutrição crónica em crianças menores de cinco anos.

No caso do sal, a fortificação é feita por iodização. Entretanto, para esse processo, a indústria salineira enfrenta dificuldades devido aos altos custos de importação de iodato de potássio.

Com a cessação do apoio que era prestado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em 2015, os produtores nacionais tiveram de se reinventar para continuarem a garantir a disponibilidade de sal iodado no mercado.

Foi ao constatar esta dificuldade que a ‘Global Alliance for Improved Nutrition(GAIN) juntou-se ao Programa Nacional de Fortificação de Alimentos, com o objectivo de garantir que, pelo menos, 80 por cento do sal disponível no mercado tenha iodo.

No âmbito desta iniciativa, foi entregue recentemente à Associação dos Produtores e Comerciantes do Sal (APROCOSAL), que congrega salineiros das províncias de Maputo, Inhambane e Sofala, 4,7 toneladas deste iodato de potássio, avaliadas em cerca de 13 milhões de meticais.

Com a disponibilidade de iodo no país não só fica garantida a produção de um sal de qualidade, como também reforça-se o combate è desnutrição crónica, que afecta cerca de 43 por cento de crianças menores de cinco anos.

Segundo o director nacional da GAIN, Gaspar Cuambe, falando no acto de entrega do iodato de potássio, que teve lugar na vila de Nova Mambone, distrito de Govuro, província de Inhambane, o iodo é um micronutriente importante para o desenvolvimento do organismo humano, sendo que a sua deficiência pode causar distúrbios que resultam em danos irreversíveis, como as mal formações congénitas, cretinismo, surdo-mudez, bócio, entre outros males. Leia mais

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction