Imprimir
Categoria: Ciência, Tecnologia e Ambiente
Visualizações: 1903

DEBATER o papel das novas tecnologias sem fio (TVWS) no acesso à Internet a nível das zonas rurais em Moçambique, mas a custos acessíveis é o objectivo de um workshop que se realiza hoje, na cidade de Maputo.

Realizado sob o lema “Rádios cognitivas para comunicação rural”, este workshop vai juntar académicos, prestadores de serviço de internet (ISP, sigla em Inglês) e representantes da sociedade civil e visa analisar igualmente a implementação do projecto-piloto “TV - White Spaces (TVWS)”, cuja execução será no município da vila de Boane, na província de Maputo.

Nas telecomunicações, o conceito White Spaces (espaços em branco) refere-se a partes do espectro não utilizadas que poderão ser reutilizadas para implementação de outros serviços.

Este encontro é organizado pelo Instituto Nacional das Comunicações de Moçambique (INCM) – autoridade reguladora dos sectores postal e de telecomunicações, em parceria com o Fundo do Serviço de Acesso Universal (FSAU), o International Centre of Theoretical Physicas (ICTP), o Centro de Informática da Universidade Eduardo Mondlane (CIUEM) e a empresa Internet Solutions(IS).

Na faixa específica de radiodifusão televisiva terrestre em UHF (470 MHz a 790 MHz) existem espaços em branco que, através do uso das tecnologias de rádio cognitiva para white spaces, podem ser usados para prover a conectividade à Internet de banda larga.

Importa sublinhar que, à medida que se fica cada vez mais dependente da Internet para comunicação, informação, serviços de saúde e negócios, entre outros aspectos, torna-se claro que a conectividade deve ser vista como um direito humano básico.

Devido a factores de vária ordem, tais como ambientais, distância, entre os principais provedores de serviços de Internet e as zonas desprovidas de serviços e à falta de incentivos financeiros, a conectividade escasseia principalmente nas áreas com baixa densidade populacional.

Entretanto, analisado o impacto da introdução desta tecnologia junto das comunidades, se pretende que o TV- White Spaces seja uma das soluções da conectividade eficaz e eficiente para o provimento do serviço de Internet a baixo custo.