PHC

Director: Lázaro Manhiça

A WIKIPÉDIA, o popular “site” que se tornou uma fonte incontornável de conhecimento e que veio mudar o conceito de enciclopédia, completou sexta-feira 15 anos. É a sétima página electrónica mais consultado do mundo, tem mais de 30 milhões de artigos, edições em 277 línguas e 365 milhões de leitores.

O “site” foi lançado a 15 de Janeiro de 2001 por Jimmy Wales e Larry Sanger. Baptizada por Larry Sanger, o nome é uma combinação de wiki (que parte da palavra havaiana “wiki”, que significa rápido, e se tornou uma designação para “sites” colaborativos) e enciclopédia.

Os mais de 30 milhões de artigos disponíveis na enciclopédia digital global, com o objectivo de fornecer um conteúdo reutilizável livre e verificável, foram escritos por voluntários de todo o mundo, e quase todas as entradas podem ser editadas e melhoradas (ou vandalizadas, na gíria do site) por qualquer pessoa.

O conceito de uma enciclopédia editável por qualquer pessoa está longe de ser consensual e há erros ou manipulações – incluindo vários na versão portuguesa – que ilustram os problemas de um projecto colaborativo deste género. As entradas podem conter informação inexacta ou errada, apresentada de forma incoerente e, por vezes, com erros ortográficos e de sintaxe.

A Wikipédia em português – a terceira a ser criada, em 2001, em simultâneo com as de algumas outras línguas, e a 14.ª maior das 277 actualmente activas – tem 905.193 artigos e apenas 63 administradores, segundo se lê na respectiva página. Já foi editada mais de 44 milhões de vezes.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Júlio Manjate

Administrator: Rogério Sitoe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction