Director: Júlio Manjate

Realiza-se hoje, em Maputo, um encontro com o objectivo de reflectir sobre as causas, as implicações e modelos de resposta por parte da sociedade moçambicana em relação à reincidência de actos de violência xenófoba na República da África do Sul.

Participam desta reflexão académicos, sociedade civil, sector privado e público em geral, na capital do país, indica um comunicado de imprensa a que o Notícias Online teve acesso, ainda esta manhã.

O encontro tem como base uma pesquisa recente, realizada pela Universidade Joaquim Chissano (UJC), e que explica as causas da reincidência do fenómeno, que já resultou na deslocação de cidadãos nacionais e na morte de outros, além de criar uma sensação de insegurança, perda de bens, descontentamento e preocupação em diferentes países.

Nesse sentido, vai-se analisar a dimensão social, económica e política, tendo em conta a questão eleitoral, uma vez que a África do Sul constitui um dos maiores círculos eleitorais de África e do resto do mundo, facto que pode contribuir para elevar o número de abstenções nas eleições do dia 15 de Outubro, explica o documento.

Segundo a nota, em termos económicos, a Confederação das Associações Económicas (CTA) já veio a público mostrar preocupação em relação às perdas que a xenofobia, na África do Sul, está a causar à economia dos países da região austral, em particular.

Os casos de xenofobia não são novos na África do Sul. Em 2008, o fenómeno vitimou mais de 67 cidadãos estrangeiros, incluindo moçambicanos.

Nos incidentes de 2015, que tiveram seu início em Durban, culminaram com a morte de moçambicanos,  alastrando-se para a cidade de Joanesburgo e para a província do Limpopo, tendo como alvos principais paquistaneses, somális, etíopes, nigerianos, zimbabweanos, moçambicanos e malawianos, maioritariamente, pequenos comerciantes e vendedores ambulantes.

De referir que o encontro é organizado pelo Instituto para Democracia Multipartidária (IMD) em parceria com a Universidade Joaquim Chissano (UJC).

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Presidente: Bento Baloi

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction