Director: Júlio Manjate

Dezassete farmácias, sediadas na cidade de Maputo, estão a ser investigadas após denúncias de especulação de preços de produtos de desinfecção das mãos, álcool em gel; equipamento de protecção (luvas e máscaras) e suplementação da vitamina “C”.

Os processos estão a ser movidos pela Inspecção Nacional das Actividades Económicas (INAE) e Direcção da Saúde da Cidade de Maputo, após denúncias de cidadãos que procuravam por estes produtos usados para a prevenção do novo coronavírus.

Trata-se de farmácias localizadas na zona de cimento e periferia da capital do país que se têm aproveitado do aumento da procura destes produtos para conseguir mais ganhos, violando as recomendações das autoridades.

Ao todo foram apresentadas, a nível nacional, 75 reclamações que têm a ver com a especulação de preços de produtos, das quais 55 envolvem farmácias. Deste total, a cidade de Maputo aparece com 22 queixas.

Para além de denúncia de especulação de preços de produtos de desinfecção das mãos, como álcool em gel; luvas, máscaras e suplementação da vitamina “C”, algumas farmácias também estão a ser processadas por venda de produtos fora do prazo

A informação foi dada a jornalistas pela porta-voz da INAE, Virgínia Muianga, afirmando que o trabalho inspectivo feito nos últimos quatro dias confirmou que nalguns pontos da cidade de Maputo há produtos farmacêuticos fora do prazo.

“Algumas farmácias já foram notificadas e estão a responder aprocessos, podendo se defender,apresentando a documentação correspondente àaquisição dos produtos, para justificar os preços aplicados”, disse Virgínia Muianga.

Acrescentou que os farmacêuticos indiciados de venda de produtos fora do prazo serão sancionados com multas e advertências para prevenir a reincidência, que poderá determinar o encerramento dos seus estabelecimentos.

Virgínia Muianga apelou aos cidadãos a continuarema denunciar e a apresentar provas deespeculação de preços, como recibos,para facilitar a localização dos prevaricadores e intervenção das autoridades competentes na resolução do problema.

CONVERSAS AOS SÁBADOS

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Administrator: Rogério Sitóe

Administrator: Cezerilo Matuce

JORNAL DIGITAL


Template Settings

Color

For each color, the params below will give default values
Tomato Green Blue Cyan Dark_Red Dark_Blue

Body

Background Color
Text Color

Header

Background Color

Footer

Select menu
Google Font
Body Font-size
Body Font-family
Direction