27.4 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

COVID-19: Número de mortes desceu 15% em África

+ Recentes

APÓS HARMONIZAR PROCEDIME...

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

O DIRECTOR do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças da União Africana (África CDC) disse ontem que o número de mortes no continente por Covid-19 desceu 15% na última semana e 16% nas últimas quatro semanas.

“O continente africano registou 1.322 novas mortes nas últimas semanas, o que compara com as 1.515 mortes na semana anterior, o que significa uma descida de 15%, em média, de novas mortes”, disse John Nkengasong, durante a conferência de imprensa semanal de acompanhamento da pandemia na região.

Olhando para o número de novos casos durante as últimas quatro semanas, o director do África CDC deu conta de uma descida de 20% no continente, mas salientou que “os números não são homogéneos, havendo a registar um aumento de 7% na África Central”. 

Relativamente ao número de mortes nas últimas quatro semanas em comparação com as quatro semanas anteriores, houve uma descida de 16%, em média, mas também aqui há excepções, como o aumento de 66% na Nigéria ou os 36% no Egipto.

Sobre as vacinas, Nkengasong congratulou-se com a aceleração na distribuição de doses, mas lamentou a reduzida percentagem de vacinados no continente.

“Temos 5,5% do total de pessoas completamente vacinadas, ou seja, com duas doses no caso de serem necessárias duas doses, ou uma dose no caso da Johnson & Johnson”, disse o responsável, lamentando que haja “pouco progresso”, o que torna a meta de vacinar 40% da população até final do ano praticamente inalcançável, admitiu.

Na semana passada, a AVATT entregou 4,8 milhões de doses da Johnson & Johnson a dez países, entre os quais Moçambique, com 600 mil doses, e Angola, com 300 mil, apontou.

“Até final de Novembro, esperamos ter recebido 35 milhões de doses de vacinas da AVATT, mas pode ser mais, dado que mais vacinas estão a ficar disponíveis, mas temos de esperar para ver como a situação evolui”, disse o director do África CDC, concluindo que juntando com as entregas já feitas, “o total de doses da Johnson & Johnson entregue a países africanos através da AVATT está nos 11,5 milhões”. -(LUSA)

- Publicidade-spot_img

Destaques