20.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Mais um indivíduo curado do HIV

+ Recentes

Chuvas destroem mais de m...

CS da ONU: Moçambique ape...

Porta de Titanic vendida ...

Condenados à morte por ho...

UM homem de 66 anos de idade, que vivia com o HIV desde a década de 80, será a quarta pessoa curada do vírus causador do SIDA desde que a epidemia global foi descoberta.

Este caso junta-se a outros três registados no passado, o que representa uma esperança para a comunidade científica que continua a trabalhar para encontrar a cura do SIDA e o fim desta epidemia global.

A história do homem que não quis revelar sua identidade foi uma das novidades partilhadas na Conferência Internacional do SIDA, que terminou semana passada em Montreal, Canadá.

De acordo com fontes médicas, o individuo conhecido como “paciente da Cidade de Esperança” – em alusão ao centro hospitalar em que recebia o tratamento antiretroviral, não contém o vírus no seu organismo há mais de 17 meses e já parou de tomar os medicamentos antiretrovirais.

Os médicos explicam que o paciente foi submetido a um tratamento de risco para a sua leucemia e que por coincidência erradicou o HIV do seu corpo.

“Quando me foi diagnosticado o HIV em 1988, como muitos outros, pensei que era uma sentença de morte. Nunca pensei que viveria para ver o dia em que já não tivesse o HIV. Estou mais do que grato”, disse o paciente.

Enquanto os casos de cura são escassos, o tratamento do HIV está disponível e, com a adesão consistente ao mesmo, milhões de vidas têm sido salvas.

Em Moçambique, o Plano de Emergência do Presidente dos E.U.A para o Alívio da SIDA (PEPFAR) tem apoiado na resposta ao HIV SIDA desde 2004. Actualmente mais de 1.7 milhões de moçambicanos estão a receber o tratamento antiretroviral e podem levar uma vida saudável.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques