Quinta-feira, 22 Janeiro, 2026
Início » Mundo celebra hoje Dia Internacional Nelson Mandela

Mundo celebra hoje Dia Internacional Nelson Mandela

Por Jornal Notícias
2,3K Visualizações

O mundo celebra hoje, 18 de Julho, o Dia Internacional Nelson Mandela, data escolhida pela Assembleia Geral das Nações Unidas para homenagear o nascimento do primeiro Presidente negro da África do Sul.
Nascido em 1918, Mandela passou 27 anos na prisão por protestar contra o regime segregacionista do apartheid, e foi eleito Presidente da República da África do Sul nas primeiras eleições gerais em 1994 e recebeu o Prémio Nobel da Paz.
O nome de Nelson Mandela é associado a acções filantrópicas por ele desenvolvidas como o caso de resolução de conflitos, relação entre povos e reconciliação.
Após a presidência, criou a Fundação Nelson Mandela com seu nome com objectivo de promover a paz, a igualdade e desenvolvimento social e tem sido referência para diversas iniciativas e projectos filantrópicos, desde direitos humanos, advocacia educação, reconciliação, activismo pela paz
Neste Dia Internacional, a ONU News, em Maputo, conversou com activistas Stella Mendonca, com 35 anos de carreira artística e académica, primeira cantora lírica moçambicana.


Contou que após a sua formação e vivência pelo mundo, o seu regresso à terra natal, ela passou a seguir os exemplos de Mandela de tornar a educação uma arma poderosa para mudar o mundo.
Féling Capela, fotojornalista [jornal Notícias] e produtor cultural, defende que acções culturais devem envolver pensamentos do panafricanista Nelson Mandela e diz ser seguidor activo do legado de Nelson Mandela. Em suas acções destaca-se a necessidade de reconciliação no mundo contemporâneo.

“Nelson Mandela disse ao regime opressor do apartheid na África do Sul peguem nas suas armas e joguem para o mar, e nós como produtores culturais quando fazemos uma produção aos nossos festivais, nossa curadoria fotográfica olhamos esses aspectos de harmonização e obviamente lutamos para igualdade do ser humano. Esses direitos humanos têm que ser aplicados, porque temos um líder vizinho de Moçambique, nosso pai, nosso avô e temos obviamente a moral, ética, obrigatória de seguir este legado deste grande panafricanista, Nelson Mandela”. (ONUNews)

Leia mais…

Artigos que também podes gostar