África registou 49.931 novos casos de Covid-19 na última semana, aumento de 32% em relação à semana anterior, e 195 novas mortes, mais 119% em sete dias, revelou o Centro Africano de Prevenção e Controlo de Doenças (África CDC).
Um conjunto de 12 países está a atravessar a quinta vaga de contágios, sugerindo que o continente passou já por um período de fraca incidência da doença e está agora a ser palco de “um novo aumento” de contágios, referiu John Nkengasong, director do África CDC, na última conferência de imprensa semanal, a partir de Adis Abeba, enquanto líder do organismo da União Africana (UA).
O continente africano registou até ontem mais de 11,515 milhões de casos de infecção pelo novo coronavírus, número que representa 3% do total de casos notificados globalmente, e um total de 252.434 mortes associadas à doença, segundo o África CDC.
Na última semana, a região da África Austral foi de entre as cinco regiões do continente a que registou, de forma muito destacada, a maior proporção de novos casos, 95% do total de 49.931 novos casos registados, seguida da região Norte (2%) e das restantes – Oriental, Ocidental e Central -, todas com 1%.