30.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

QUASE 100 MORTOS EM EXPLOSÃO DE CAMIÃO-CISTERNA: Serra Leoa procura se recuperar de tragédia

+ Recentes

REFLEXÕES DA MUVALINDA: S...

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

A SERRA Leoa ainda buscava, ontem, respostas à explosão, na noite de sexta-feira, de um camião-cisterna, que transportava combustível, em Freetown. Pelo menos 99 pessoas morreram na tragédia, número provisório, devido ao estado crítico de alguns dos feridos.

Mohamed Lamrane Bah, director de comunicações da Agência de Gestão de Catástrofes da Serra Leoa, disse que os feridos foram transferidos para vários hospitais da capital e que os assistentes sociais e especialistas estavam a ajudar as vítimas.

O incidente teve origem no choque entre um camião-cisterna e um reboque.

Segundo o meio de comunicação local The Sierra Leone Telegraph, alguns residentes perto do local da explosão – que destruiu casas e outros veículos – saíram das suas casas, depois da colisão dos veículos, com baldes e bidões para recolher o combustível derramado.

Esta prática quase comum em muitos países africanos é o principal factor para o aumento do número de vítimas, quando o camião acaba por explodir.

Mohamed Kamara, testemunha do acidente, disse à Efe que a colisão aconteceu por volta das 20:00 de sexta-feira (22:00 horas em Moçambique) quando o camião-cisterna se preparava para reabastecer uma estação de serviço.

“De repente, um reboque atingiu o camião-cisterna e deste começou a derramar a sua cargar”, disse Kamara, observando que foi então que as pessoas começaram a chegar para recolher combustível.

” (…) O motorista do camião-cisterna disse-lhes para se afastarem, mas ningu~em obedeceu. O condutor correu para se salvar (…)”, acrescentou.

A maioria das vítimas são vendedores ambulantes e motociclistas que foram atingidos enquanto tentavam recuperar o combustível derramado.

A presidente da Câmara de Freetown, Yvonne Aki-Sawyerr, disse no sábado na sua conta do Facebook que estava “profundamente” entristecida com as notícias e enviou as suas condolências às famílias e entes queridos das vítimas.

O  vice-presidente serra-leonês, Mohamed Juldeh Jalloh, vistou o local da tragédia e o Presidente do país, Julius Maada Bio, manifestou-se “profundamente chocado” e assegurando que o seu Governo “fará tudo o que estiver ao seu alcance para apoiar as famílias afectadas”. – (LUSA/EWN)

- Publicidade-spot_img

Destaques