Home Internacional Reiterado com...

Reiterado compromisso de erradicar poliomielite

1062
© Arquivo

OS países africanos renovaram o seu compromisso de erradicar todos os tipos de poliomielite, no primeiro aniversário da declaração da região subsaariana como livre de poliomielite selvagem, anunciou ontem a Organização Mundial de Saúde (OMS).

“Há um ano, celebrámos um marco monumental quando a região africana foi certificada como livre de poliomielite selvagem. Este feito só foi possível devido a décadas de trabalho de homens e mulheres corajosos”, disse a directora regional da OMS para África, Matshidiso Moeti, numa conferência de imprensa virtual.

“Mas não podemos desistir. Com vigor renovado podemos ultrapassar os últimos obstáculos que ameaçam o nosso sucesso”, disse Moeti.

Segundo a responsável, desde 2018, 23 países africanos sofreram surtos de poliomielite derivada da vacina, os tipos que têm origem porque a vacina oral contra a poliomielite (VOP) contém um vírus vacinal atenuado que pode sofrer alterações genéticas que lhe conferem a capacidade de causar paralisia.

Estes surtos são muito raros, de acordo com a OMS, e ocorrem apenas em locais com populações pouco imunizadas e saneamento deficiente, uma vez que os restos da vacina administrada oralmente permanecem presentes em secreções e o vírus sofre mutações, apesar de estar muito enfraquecido.

O principal instrumento na luta contra o vírus é, portanto, assegurar que toda a população seja imunizada contra o vírus.

No entanto, as campanhas de vacinação contra a poliomielite foram afectadas pela pandemia da Covid-19 durante o último ano e meio.

Neste contexto, a OMS realizou esta semana a 71.ª sessão do seu Comité Regional para África, um organismo multilateral no qual também participaram representantes governamentais para avaliar e planear estratégias de saúde continentais.

Coincidindo com o primeiro aniversário da certificação como região livre de poliomielite selvagem, os países africanos reafirmaram a sua intenção de manter os esforços para erradicar o vírus em todas as suas formas.

A poliomielite é uma doença infecciosa que afecta principalmente crianças com menos de cinco anos e não tem cura.

Os seus sintomas incluem febre, fadiga, vómitos e dores de cabeça, e em alguns casos pode causar paralisia dos membros. (LUSA)