25.9 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

SAHARA OCIDENTAL: Frente Polisário quer “diálogo sério” que leve à independência

+ Recentes

À REGIÃO DO GRANDE MAPUTO...

FORNECIMENTO DE BENS E SE...

BACIAS DO SAVE E ANGOCHE:...

Em construção dezanove mi...

O LÍDER da Frente Polisário e presidente da República Árabe Saharauí Democrática (RASD), Brahim Ghali, expressou no domingo a sua vontade de se envolver num processo sério de diálogo com garantias que permitam ao seu povo alcançar a independência. 

Ghali recebeu no domingo  o novo enviado especial das Nações Unidas para o Sahara, Staffan de Mistura, no campo de refugiados de Rabuni, na Argélia, numa viagem que se encontra a realizar pela região em conflito, a primeira desde que foi nomeado há quatro meses.

Ghali insistiu com o representante da Organização das Nações Unidas (ONU) que a Frente Polisário exige “uma solução justa e equitativa, capaz de garantir ao povo saharauí o seu direito à auto-determinação e à plena independência, consagrada nas resoluções e acordos africanos e das Nações Unidas assinados em 1991”, segundo a presidência saharauí, citada pela agência Efe.

“Durante a sua visita, Mistura pôde ver com os seus próprios olhos a situação em que vive o povo saharauí e ouviu a mensagem dos jovens, das mulheres e dos idosos. Uma mensagem muito clara de vontade de independência total”, explicou a mesma fonte.

“Relativamente às nossas conversações com Mistura, reiterámos a nossa vontade de participar activamente num processo sério, mas ao mesmo tempo (avisámos) que o nosso povo continuará a sua luta para alcançar os seus legítimos direitos à liberdade e independência”, acrescentou a liderança  saharauí.

Leia mais…

- Publicidade-spot_img

Destaques