Sábado, 21 Fevereiro, 2026
Início » Trump processa 15 juízes de Maryland por impedirem deportações

Trump processa 15 juízes de Maryland por impedirem deportações

Por Jornal Notícias
779 Visualizações

O Governo norte-americano liderado por Donald Trump avançou com uma acção judicial contra todos os 15 juízes federais de Maryland, após uma ordem que impede a deportação imediata de migrantes que contestem as decisões.
A acção judicial expõe a determinação do Governo em exercer a sua vontade sobre a aplicação da lei da imigração, bem como a crescente irritação com os juízes federais que têm rejeitado repetidamente acções do poder executivo que consideram ilegais e sem mérito legal, noticiou na quarta-feira a agência Associated Press (AP).
Em causa está uma ordem assinada pelo juiz presidente George L. Russell III e apresentada em Maio, impedindo o Governo de retirar imediatamente dos EUA qualquer imigrante que apresente documentação ao tribunal distrital de Maryland a solicitar uma revisão da sua detenção.
O Governo afirma que a suspensão automática das deportações viola uma decisão do Supremo Tribunal e impede a autoridade do Presidente de aplicar as leis de imigração.
A administração republicana está há semanas num crescente confronto com o poder judicial federal, na sequência de uma vaga de contestações legais aos esforços do Presidente para implementar prioridades importantes em matéria de imigração e outros assuntos.

Leia mais…

Artigos que também podes gostar