21 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Chuva complica circulação em Sofala

+ Recentes

EDITORIAL

Alerto Bia aborda vida e ...

Nyusi diz que Manuel Tomé...

Mensagens enaltecem verti...

Perto de 700 quilómetros de estradas terraplanadas encontram-se intransitáveis em Sofala devido à intensa chuva que cai desde a semana passada nalgumas regiões da província. O delegado provincial da Administração Nacional de Estradas (ANE), Daniel Machai, explica que a extensão afectada representa 30 por cento dos 1760 quilómetros de rodovias em terra batida.

Em conversa com o “Notícias”, Machai disse que das estradas em condições críticas destacam-se as vias Sena-Chemba; Chemba-Tambara; Chemba-Marínguè via Canxixe; Marínguè-Chawawa e Gorongosa-Piro.

A situação, segundo a fonte, afecta troços da estrada Beira/Machipanda (EN6), na localidade de Metuchira, distrito de Nhamatanda, devido à submersão da ponte sobre o rio Metuchira, Mutindir-Grudja e Machanga-Divinhe. Nas vias Dondo-Inhaminga e Tica-Búzi a circulação é feita de forma condicionada.

Enquanto isso, o batelão de Búzi encontra-se paralisado devido ao aumento do caudal do rio, interrompendo a ligação entre as duas margens e forçando a população a recorrer a meios alternativos para se movimentar.

Segundo dados apurados pela nossa Reportagem, no Baixo-Zambeze a única “tábua de salvação” neste período tem sido o comboio de passageiros que liga a cidade da Beira à vila de Moatize, numa extensão de 575 quilómetros.

Consequentemente, a situação está a dar lugar aos oportunistas, que açambarcam e agravam os preços do transporte e dos produtos de primeira necessidade.

Na área de transporte, por exemplo, os motociclistas chegam a cobrar 700,00 meticais para transportar os seus clientes numa distância de 40 quilómetros entre a vila-sede do posto administrativo de Sena e Chemba, contra os anteriores 100,00 meticais.

A chefe do posto administrativo de Sena, Noémia Almeida, revelou que algumas organizações humanitárias têm vindo a prestar assistência em víveres aos grupos vulneráveis, nomeadamente idosos, doentes crónicos, crianças e mulheres viúvas chefes de família. 

- Publicidade-spot_img

Destaques