18.7 C
Maputo
Quarta-feira, 27 - Março, 2024

Covid-19 com tendência estacionária

+ Recentes

Troço Montepuez-Mueda int...

Brigadista assassinado na...

Ponte de Baltimore colaps...

Prevalece chuva forte e t...

A COVID-19 registou estabilização e redução de cerca de mil casos nas últimas semanas, se comparado ao período anterior, apesar da persistência de elevada taxa de positividade em quase todas as províncias.

Dados do Instituto Nacional de Saúde (INS) indicam ainda tendência de estabilização do número de óbitos e hospitalizações, depois de um período de ascensão da taxa de letalidade e internamentos.

O director nacional de Inquéritos no INS, Sérgio Chicumbe, espera que a tendência de decréscimo se mantenha nos próximos dias, como resultado das medidas restritivas em vigor no país e na região metropolitana de Maputo.

Durante o mês de Fevereiro, foram notificados mais de 60 por cento dos casos registados em Janeiro e todas as faixas etárias são acometidas pela doença, sobretudo a partir dos 20 anos, com o sexo masculino a notificar mais casos.

Na última semana, houve registo de casos da Covid-19 em distritos que outrora não tinham notificado infecções, mostrando um alastramento geográfico e melhoria dos mecanismos de testagem de amostras.

Questionado sobre o aumento do número de casos em Nampula, Sofala, Inhambane e Gaza, Chicumbe referiu que as autoridades estão a monitorar a situação, podendo culminar com o reajuste das medidas em vigor para conter a propagação da doença.

Explicou que os ciclones Chalane e Eloise, bem como as inundações que obrigaram as famílias a procurar abrigo em locais onde acabou por haver aglomeração de pessoas, podem ter contribuído para a aceleração da transmissão da pandemia.

Realçou que equipas técnicas do Ministério da Saúde se encontram no terreno para monitorar e avaliar a situação sanitária, bem como propor medidas para travar o alastramento do novo coronavírus.

A respeito da reabertura da fronteira com a vizinha África do Sul, a fonte explicou que as deslocações entre os dois países são feitas com observância dos protocolos sanitários como a testagem e as medidas de prevenção, mas reconhece o risco de vir a influenciar a situação epidemiológica.

A análise epidemiológica do INS mostra que número de casos novos por milhão de habitantes registou subida considerável, estando com uma taxa de 953, para além de uma proporção de 11 óbitos por milhão de habitantes, ficando apenas à frente de Angola.

As províncias de Cabo Delgado e Inhambane registaram aumento na taxa de positividade, situando-se entre 39,1 e 28,5 por cento, respectivamente. As restantes províncias apresentam uma tendência decrescente e de estabilização.

No quadro dos esforços visando à detecção de casos da Covid-19, as autoridades sanitárias realizaram mais de 28 mil testes, contra 52.866 do mês de Janeiro e com uma taxa de positividade entre as mais elevadas da região.

Nos testes realizados, a taxa de positividade situou-se em 30 por cento, com o diagnóstico de 12.037 infecções, para além de 542 internamentos e 186 vítimas  causadas pela Covid-19.

Os dados foram avançados num dia em que foram notificados 12 óbitos devido à Covid-19, 426 casos positivos e 19 internamentos.

- Publicidade-spot_img

Destaques