30.5 C
Maputo
Sexta-feira, 29 - Março, 2024

Covid-19 impõe contratação de mais médicos

+ Recentes

REFLEXÕES DA MUVALINDA: S...

Negócio de pedra denuncia...

Médicos pedem melhoria da...

SEGUNDO A ORDEM DOS ADVOG...

O SISTEMA Nacional de Saúde vai contratar mais profissionais de diversos níveis, em regime de emergência para fazer face à pressão gerada pela Covid-19.

As contratações foram autorizadas através de um decreto aprovado pelo Conselho de Ministros, reunido ontem em Maputo, na sua sexta sessão ordinária.

Por se tratar de uma situação de emergência, o Ministério de Saúde (MISAU) vai contratar médicos, enfermeiros, serventes e motoristas de ambulância sem obrigatoriedade de concurso público, num processo que deverá decorrer em todo o país.

O facto foi avançado pela porta-voz da sessão, Ludovina Bernardo, que é também vice-ministra da Indústria e Comércio, explicando que a medida resulta de aumentos de casos de Covid-19 no país, que estão a pressionar os actuais recursos humanos.

Contudo, a fonte não avançou o número de profissionais de Saúde a serem contratados neste regime excepcional.

Na mesma sessão, o Conselho de Ministros apreciou e aprovou o relatório anual da implementação da Política da Juventude 2020.

O documento, segundo a porta-voz, aponta que foram avaliados 113 indicadores, dos quais 67 atingiram a meta, 28 alcançaram-na de forma parcial e 18 falharam.

À luz do plano de acção da política para o ano passado, foram criados 171 novos empregos, formados 8.131 jovens e realizados cerca três mil estágios pré-profissionais.

Houve ainda a alocação de 741 kits para o auto-emprego e construção e/ou entrega de 141 casas, no âmbito da massificação de habitação condigna para este grupo etário, o maior entre os pouco mais de 30 milhões de moçambicanos. 

Aliado sobre este ponto, o Governo aprovou ontem o plano de acção de implementação da política da juventude para o presente ano.

O instrumento, de natureza operacional, está alinhado com o Plano Económico e Social 2021 e apresenta 89 acções de todos os sectores, com 121 indicadores de produtos.

- Publicidade-spot_img

Destaques